Nitrato usado na produção de carnes processadas pode causar enxaqueca

de Otto Valverde 0

Segundo alguns estudos, comer bacon, salsichas e outras carnes processadas pode aumentar o risco de enxaquecas. Os especialistas suspeitam que os nitratos utilizados para preservar a carne – também encontrados em folhas verdes – podem estar ligados às dores de cabeça.

Cerca de oito milhões de britânicos – sendo três quartos deles mulheres – sofrem de enxaqueca. Esse mal envolve tonturas, náuseas e dores de cabeça. Analgésicos e outros medicamentos podem aliviar os sintomas, mas eles só funcionam para alguns pacientes. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego School of Medicine, descobriram que as pessoas que sofrem regularmente de enxaquecas tinham níveis elevados de determinado tipo de bactérias na boca. 

As bactérias convertem nitratos em nitritos e em seguida, em óxidos nítricos, uma substância que promove a saúde cardiovascular, mas que também é conhecida por provocar enxaquecas. Quatro em cada cinco pacientes cardíacos que tomam medicamentos com nitratos relatam fortes dores de cabeça como um efeito colateral.

Usando dados disponíveis no American Gut Project, a equipe estudou 172 amostras de bactérias orais e 1.996 amostras de bactérias presentes nas fezes. Nós sabemos que as bactérias redutoras de nitrato são encontradas na cavidade oral”, explicou o pesquisador Embriette Hyde. “Nós acreditávamos que elas eram vantajosas para a saúde cardiovascular. Mas descobrimos que elas também possuem uma ligação potencial com enxaquecas, embora ainda não se saiba se elas são a causa para as enxaquecas ou se estão ligadas de alguma outra forma”, completou.

O professor Antonio Gonzalez disse que, “acreditasse que certos alimentos desencadeiam a enxaqueca, como o chocolate, vinho e especialmente alimentos que contenham nitratos”. Nós pensamos que talvez haja conexões entre o que as pessoas estão comendo, seus microbiomas e sua experiência com enxaquecas”, completou Gonzalez.

Ele disse que ainda é preciso mais pesquisas para confirmar se os nitratos estão diretamente ligados a enxaquecas. “Se você suspeitar que os nitratos estão lhe causando enxaquecas, deve tentar evitá-los em sua dieta”, comentou. Sua equipe quer desenvolver um enxaguante bucal probiótico, que pode beneficiar a saúde cardiovascular sem desencadear enxaquecas. Antes disso, no entanto, os cientistas precisam saber se os nitratos são realmente os responsáveis por agravar a enxaqueca.

Separadamente, quatro grandes empresas farmacêuticas estão na corrida para introduzir um medicamento específico para a enxaqueca no mercado.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Flickr ] 

Jornal Ciência