Ninhos de vespas na vagina? Conheça a bizarra nova tendência de beleza

de Merelyn Cerqueira 0

Você colocaria ninhos de vespa em sua vagina? Alguns sites tradicionais de saúde estão alegando que o método é bom para “rejuvenescer” fisicamente o órgão.

Basicamente, uma galha do inseto é retirada de folhas de carvalho, amassada em uma pasta e inserida dentro da vagina. Contudo, ginecologistas estão advertindo que o produto pode causar dores durante o sexo, eliminar bactérias saudáveis do corpo e aumentar o risco de HIV. 

As galhas são pequenas “verrugas” que se formam nas plantas. Elas podem ser feitas por bactérias, fungos ou insetos, como as moscas e vespas. Embora a planta não tenha qualquer benefício nesse processo, elas garantem proteção e nutrição para os ovos do animal. Contudo, essa galha vem sendo aproveitada por uma tendência essencialmente bizarra, que sugere que esses pequenos ninhos, quando feitos por vespas, possam ajudar a melhorar a aparência da vagina.

2

Enquanto alguns ingredientes naturais são comumente usados e aprovados como remédios caseiros, a ginecologista canadense Jen Gunter, está alertando as mulheres contra este método da vespa em particular. 

Muitos varejistas online, incluindo a popular Etsy, estão vendendo as galhas de vespas retiradas de folhas de carvalho. Alguns deles alegam que o produto deve ser moído até que se torne uma pasta que será usada para o “rejuvenescimento vaginal”. A substância é prometida para restaurar a parede uterina após o parto, curar cortes de episiotomia, bem como é capaz de limpar a vagina.

3

Contudo, Dr.ª Gunter advertiu por meio de seu blog que o método não é recomendável, uma vez que pode vir acompanhado de efeitos colaterais. 

“Este produto segue a mesma via perigosa de outras práticas ‘tradicionais”, escreveu a médica. “Secar a mucosa vaginal aumenta o risco de abrasão durante o sexo (não é bom) e destrói a camada mucosa protetora (o que também não é bom)”. “Ele também pode causar estragos nas boas bactérias”, continuou. “Além de causar dor durante o sexo, pode aumentar o risco de transmissão do HIV”.

De acordo com o site de saúde feminina, Female Renewal Solution, o método pode ajudar a prevenir o câncer cervical e “é tudo o que você precisa para deixar sua vagina instantaneamente mais ‘apertada”.

Já os varejistas da Etsy afirmam que o produto é um poderoso adstringente, embora possa causar certas dores durante a aplicação. “Aqui está uma dica útil, se algo que você está aplicando na vagina é doloroso, então não é bom para ela”, advertiu Dr.ª Gunter, acrescentando que esta não é a primeira vez que surgem produtos alegando limpar, secar, ou rejuvenescer a vagina.

No ano passado, ela advertiu às mulheres que não usassem produtos herbáceos que prometiam um “detox do útero”, porque poderiam causar diversos problemas de saúde, incluindo síndrome do choque tóxico, que é potencialmente fatal.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pixabay

Jornal Ciência