Neurocientistas afirmam ter gravado a atividade cerebral de um homem no exato momento em que ele “viu Deus”

de Merelyn Cerqueira 0

Esta semana, pesquisadores israelenses da Hadassah Hebrew University, relataram como um paciente experimentou uma “experiência religiosa” única e intensa após um quadro sério de epilepsia. Durante o tratamento, de acordo com os cientistas, o homem foi capaz de ver e conversar com uma figura que ele afirmava ser Deus. Dessa forma, através de um scanner utilizado para medir a atividade cerebral, todo o momento foi registrado.

Segundo a Science Alert, o mais curioso era o fato de que o homem, de 46 anos de idade, nunca tinha sido religioso, embora tenha se identificado como judeu. Dessa forma, o questionamento mais interessante é: O que levou uma pessoa ‘não-crente’, de repente, ter uma experiência religiosa como essa na frente dos neurocientistas?

De acordo com os relatórios do caso, durante toda a sua vida o paciente esteve lidando com epilepsias no lobo temporal direito (TLE). Esse tipo de condição pode trazer emoções estranhas, fazer com que memórias antigas apareçam, alucinações imediatas de vozes, músicas, pessoas, cheiros ou gostos. Essas experiências podem durar alguns segundos ou até mesmo minutos.

Como parte de seu tratamento, o médico lhe prescreveu uma medicação anticonvulsivante – drogas que suprimem o disparo rápido e excessivo de neurônios durante as crises e pode impedir que se propague para outras regiões dentro do cérebro. Assim, segundo os cientistas, o que aconteceu quando ele foi monitorado através de um eletroencefalograma (EEG) foi o seguinte:

“Enquanto estava deitado na cama, o paciente de forma abrupta ‘congelou’ e olhou para o teto por alguns minutos, afirmando, mais tarde, que sentiu que Deus estava se aproximando dele. Ele, então, começou a cantar orações em silêncio, olhou para a sua Kippa e a colocou na cabeça, cantando as orações mais excessivamente. Então, de repente, ele gritou “Você é Adonai (nome do Deus hebraico) o Senhor!”. Mais tarde, ele afirmou que Deus tinha se revelado a ele, ordenando-lhe a trazer redenção para o povo de Israel”.

Dessa forma, conforme relatado pelos cientistas na Neuroskeptic, no momento, foram observados um aumento de atividade na faixa de baixa gama (30-40 Hz) no córtex pré-frontal esquerdo. Exatamente o lado oposto do cérebro onde as crises de epilepsia eram originadas.

Assim, em artigo na revista Epilepsy and Behaviour, os pesquisadores afirmaram que o paciente tinha experimentado um “delírio religioso grandioso de revelação e zelo missionário no contexto de psicose pós-ictal (PIP)” – PIP é uma complicação rara que pode seguir uma convulsão, geralmente causando delírios, paranoia, e às vezes, agressões.

Contudo, o fato de um homem experimentado pela primeira uma PIP, não ser uma pessoa religiosa e ainda ter lhe acontecido essa sensação, ainda permanece um mistério para os cientistas. “Não sabemos o que aconteceu aqui, ou o que desencadeou a atividade anormal naquela região em particular em relação às outras”, escreveram.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Arzy Schurr ]

Jornal Ciência