Nave ultrassecreta dos EUA retorna à Terra – mas ninguém sabe sua missão

de Merelyn Cerqueira 0

Viajando em torno da Terra desde maio de 2015, a nave espacial experimental X-37B da Força Aérea dos EUA, tem realizado uma série de atividades secretas.

No domingo (7), a nave pousou na Terra dando fim a uma missão de dois anos que é um completo mistério. O avião, que viajou sem tripulantes e tem o tamanho de um ônibus espacial, desembarcou em Cabo Canaveral, na Flórida.  Teóricos da conspiração sugerem que o avião poderia estar testando um novo tipo de arma satélite, ou realizando voos de vigilância. No entanto, o governo dos EUA ainda não esclareceu oficialmente o objetivo da missão.

nave-ultrassecreta-2

Os 700 dias em que esteve em órbita da Terra representam a quarta mais longa missão feita pelo programa secreto gerenciado pelo Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea (Air Force Rapid Capabilities Office). Sem fornecer maiores informações, a Força Aérea afirmou que os chamados Veículos de Teste Orbital (OTV) “realizam redução de risco, experimentação e desenvolvimento de conceitos de operações para tecnologias de veículos espaciais reutilizáveis”. O custo do programa também não foi revelado.

De acordo com a Secure World Foundation, um grupo sem fins lucrativos que promove a exploração pacífica do Espaço, o segredo dos voos de X-37B sugere a presença de hardwares relacionados à inteligência que estão sendo testados ou avaliados a bordo. A nave possui cerca de nove metros de comprimento e envergadura de 4,5 m. Ela realizou seu primeiro voo em abril de 2010, retornando à Terra após oito meses.

Uma segunda missão foi feita em março de 2011, durando cerca de 15 meses. Já o terceiro voo, feito em dezembro de 2012, retornou após 22 meses. Todas as três aterrissagens ocorreram na base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. A Força Aérea pretende lançar uma quinta missão de X-37B a partir da Estação de Cabo Canaveral, ainda este ano.

[ The Independent ] [ Fotos: Reprodução / The Independent ]

Jornal Ciência