NASA investe cerca de 100 mil dólares na produção de um asteroide motorizado que está orientado em direção à Terra

de Merelyn Cerqueira 0

Embora a ideia de mexer com asteroides seja considerada perigosa, muitos países estão pensando em investir nisso.

 

A chamada mineração de asteroides poderia ser a próxima grande maneira de exploração de matérias-primas e recursos como, água, oxigênio e metais em outros corpos no Sistema Solar. Com isso em mente, a NASA concedeu cerca de 100 mil dólares à uma empresa chamada Made in Space, com sede na Califórnia, para desenvolver uma tecnologia de motorização em asteroides que estão em direção à Terra, a fim de acessá-los com maior facilidade. A agência solicitou um prazo de até nove meses para provar que esse sistema, que basicamente quer transformar esse corpo celeste em uma nave espacial de autopropulsão, seja considerado viável. 

 

O objetivo é fazer com que a mineração se asteroides seja mais acessível através da aproximação dessas rochas ao nosso Planeta. Através da reorientação, poderemos ser capazes de acessar mais recursos. O projeto foi apoiado pelo ex-presidente Obama, que aprovou medidas para dar às empresas esse tipo de permissão para mineração.

 

Chamado pela Made in Space de “Reconstituting Asteroids into Mechanical Automate” (RAMA) ele será feito através do lançamento e pouso de naves robóticas nesses corpos celestes. Essas naves irão minerar e utilizar seus recursos para construir sistemas de propulsão e navegação. Assim, os asteroides poderão ser dirigidos até a Terra, onde, através de uma estação base, poderemos acessar os seus recursos com mais facilidade.

 

A contrário do que vimos no filme “Armageddon”, de 1998, onde a NASA manda uma equipe para perfurar o núcleo de um objeto em rota de colisão, o novo projeto espera transformá-los em naves espaciais que, possivelmente, poderão salvar a Terra de prováveis impactos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência