Não acredite em anúncios milagrosos. Só existe uma única maneira de se livrar da celulite!

de Merelyn Cerqueira 0

Certamente que ninguém quer ouvir que não há solução para um determinado problema. Ou que a solução até existe, mas apenas em longo prazo e com muito esforço.

Coloque o corpo humano nesta equação. Só podemos conquistar o físico perfeito com muito esforço e dedicação, o que para todos os efeitos, é muito trabalhoso.

O mesmo ocorre com as celulites, que são o pesadelo de qualquer pessoa, especialmente as mulheres.

Embora existam produtos que prometam ser “milagrosos” no mercado, há apenas uma única maneira de se livrar dos “furinhos” – e você certamente já sabe como.

A celulite é um “problema” muito comum, que atinge cerca de 80 a 90% das mulheres em algum ponto da vida. Basicamente, ela é um subproduto da forma como nosso corpo armazena gordura, e ocorre de forma diferente entre os sexos.

Os homens biologicamente tendem a ter uma espécie de padrão entrecruzado em seu tecido conjuntivo, enquanto as mulheres formas mais verticais. Estas tornam mais fácil para os aglomerados gordurosos surgirem à pele, criando a característica textura associada à celulite.

Todo mundo tem gordura corporal, uma vez que precisamos dela para sobreviver, e é justamente por isso que é impossível eliminar as celulites. Tenha em mente que muitas das chamadas soluções para celulite sugerem reorganizar a gordura ou reestruturar a pele ao invés de simplesmente eliminar a gordura corporal.

Enquanto os dermatologistas oferecem tratamentos à agulha que visam afundar os aglomerados de gordura, empresas nos vendem cosméticos que prometem “apertar” a pele ou até mesmo esfoliá-la – como se as células de gordura fossem simples sujeiras.

A verdade é que nada disso realmente funciona, e se o faz, os efeitos são mínimos e de curto prazo. Cremes tópicos sequer conseguem penetrar até uma camada suficiente da pele para trabalhar as celulites – com raríssimas exceções onde a nanotecnologia é aplicada em cosméticos, com limite de penetração cutânea regulamentada.

Qual a solução?

Se você disse emagrecer saiba que isto até melhorará a aparência das celulites, embora não as elimine. Mais uma vez, a questão é a estrutura da pele. Logo, o fortalecimento dos músculos é provavelmente a única solução (potencial).

Ao contrário de todas as outras “soluções”, construir músculos mais fortes realmente tem o potencial de mudar a forma como o corpo armazena gordura – pelo menos na aparência.

Tenha em mente que você nunca mudará fundamentalmente essa forma vertical de seu tecido conjuntivo, embora possa deixar um grupo muscular mais apertado. Em teoria, um músculo forte deve imitar esse efeito de alívio da gordura.

O problema, no entanto, é que não há pesquisas científicas suficientes que apoiem a ideia de que o tratamento de força melhora a aparência das celulites, uma vez que o dinheiro foi investido em métodos mais invasivos, como injeções e correções a laser.

No entanto, esta é ainda a recomendação de muitos médicos aos pacientes que desejam ver mudanças reais no corpo.

Logo, ao contrário dos produtos que você vê anunciando milagres, experimente levantar alguns pesos.

Contudo, considere sempre que eliminar as celulites não deve ser seu motivador fitness. Coloque sua saúde em primeiro lugar.

FonteDiário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência