Na Grã-Bretanha, dezenas de pessoas morreram de queimaduras ligadas a cremes com parafina

de Merelyn Cerqueira 0

Pelo menos 37 mortes foram registradas na Grã-Bretanha desde 2010 relacionadas a loções hidratantes.

Os produtos, ao que tudo indica, estavam sendo produzidos com parafina, que pode ser altamente inflamável, e eram usados para tratar doenças de pele comuns, como eczema e psoríase.

Agências reguladoras agora têm advertido os consumidores sobre os perigos envolvendo produtos como o E45, mas novas mortes relacionadas a combustão da pele foram registradas.

A investigação foi realizada pela BBC Radio 5, que coletou dados junto a 53 postos de bombeiros da Grã-Bretanha sobre o número de mortes associadas aos cremes de pele à base de parafina desde 2010. 

Embora apenas seis tivessem cooperado, eles revelaram um total de 37 incidentes fatais, o que sugere que a escala verdadeira escala do problema ainda é sub notificada.

“Em quatro das seis últimas fatalidades a que eu pessoalmente assisti, eu diria que o creme emoliente teve um resultado direto na propagação da chama e na velocidade com que o fogo pegou”, disse Darren Munro, chefe do corpo de bombeiros de Wandsworth, de Londres. “Os cremes em si não são perigosos, só se torna perigoso quando você os mistura com outros fatores”.

Os bombeiros ainda alertaram que mesmo ao lavar a roupa, o perigo não é eliminado, a menos que seja limpa a altas temperaturas. Um exemplo trágico ocorreu em 2006, em Doncaster Royal Infirmary, com um paciente chamado Philip Hoe. Enquanto estava sendo tratado de psoríase, resolveu fugir do quarto para fumar um cigarro. Quando o fez, o fogo reagiu à loção em sua pele, e em questão de segundos seu corpo estava chamas.

“Recebi um telefonema de uma enfermeira me dizendo para ir ao hospital o mais rápido possível porque Philip havia sofrido um acidente”, contou Carol Hoe, viúva da vítima. Segundo ela, a enfermeira lhe contou que Philip havia saído para fumar um cigarro quando uma rajada de vento atingiu o isqueiro e ateou fogo nele. “Quando chegamos lá, a equipe veio a mim e disse que ele estava com 90% do corpo queimado, e não havia nada que pudessem fazer”.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde da Grã-Bretanha, agora está exigindo aos fabricantes que adicionem um aviso nas embalagens alertando os consumidores dos potenciais riscos. Um porta-voz da Proprietary Association of Great Britain (PAGB)disse que o uso normal de emolientes dentro de casa é seguro, desde que as pessoas estejam atentas às instruções das embalagens.

“Os fabricantes atualmente não são abrigados por regulamentos ou leis a incluírem avisos de segurança contra incêndio em embalagens”, disse.

“No entanto, a segurança é de extrema importância para a indústria de medicamentos”.

“À luz desta investigação, a PAGB pretende explorar mais a fundo esta questão junto das empresas associadas e dos órgãos competentes, para ver se no futuro as advertências de segurança devem ser incluídas na rotulagem de todos os emolientes à base de parafina, como prática corrente”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pixabay

Jornal Ciência