Música em ambientes comerciais pode incentivar as pessoas a gastarem mais, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Por meio da criação de um novo sistema chamado Soundtrack Your Brand, pesquisadores descobriram que a música tocada em ambientes comerciais pode influenciar na compra dos clientes, segundo informações do Daily Mail.

O sistema em questão foi produzido para que tocasse músicas especificamente selecionas como capazes de influenciar a compra. Em um ensaio realizado em 16 lojas da cadeia McDonald’s na Suécia, os resultados apontaram que a trilha sonora elaborada fez com que os clientes gastassem até 10% mais.

Para projetar o sistema, pesquisadores da HUI Research, uma empresa de consultoria baseada em Estocolmo, realizou o maior estudo acadêmico sobre música ambiente e a influência dela em comércios como restaurantes. 

“Quando feito de forma correta, a música tem um efeito positivo sobre as vendas”, disse o professor Sven-Olov Daunfeldt, que liderou o estudo. “Reproduza a música errada e você só não só estará desagradando o cliente como também venderá significativamente menos”.

Atualmente, é comum entrarmos em restaurantes e ouvirmos músicas. Embora o façam em uma tentativa de moldar a experiência dos clientes, eles escolhem as músicas de forma casual e sem pensar tanto nisso. 

No entanto, os pesquisadores suecos acreditam que as músicas certas, que evocam uma gama de emoções positivas nas pessoas, aumentam nível de satisfação e poderiam ajudar a impulsionar as vendas.

musica-pode-incentivar-a-comprar-mais_1

Para afirmar isso, eles instalaram o sistema de som em 16 lojas do McDonald’s no país, e analisaram por um período de cinco meses os dados de quase duas milhões de transações realizadas nos restaurantes.

Eles queriam observar o impacto de uma seleção aleatória de músicas populares em comparação a uma trilha sonora cuidadosamente selecionada e que se encaixava perfeitamente com a marca.

Os resultados mostraram uma diferença foi de 9,1% durante o período de estudo para a seleção de músicas mais filtradas, com clientes mais propensos a comprarem itens adicionais do que os que ouviram as músicas populares aleatórias. 

Embora os pesquisadores não tenham revelado quais as músicas escolheram, eles indicaram que uma era a mistura de canções populares enquanto a outra coletânea tinha músicas menos conhecidas, mas que se ajustavam melhor à marca.

“A tecnologia Soundtrack Your Brand leva em conta fatores como a hora do dia e o tipo de pessoa que provavelmente estará em um determinado local, criando um ambiente sob medida para o consumidor da marca”, explicou o CEO da Soundtrack Your Brand, Ola Sars. “Por exemplo, a música de café da manhã no centro de uma cidade soa muito diferente daquela tocada durante uma noite romântica no campo.

“A complexidade dos padrões de escuta dos consumidores significa que a tecnologia precisa ser flexível para muitas situações diferentes, e é isso que a torna tão excitante”, continuou. “Muitas cadeias de restaurantes visam à audiência millennial e, portanto, procuram música que reflita a identidade de uma marca ‘acolhedora’, ‘moderna’ e ‘expressiva”.

“Com base nestes resultados, gostaria de aconselhar a quem tem um restaurante para ser muito consciente sobre a escolha da música”, disse o Professor Daunfeldt. “Ou, a menos que você pense muito bem sobre a música que colocará, por vezes é melhor se abster completamente de colocar alguma coisa para tocar”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência