Mulher reclama de dores no estômago após dar à luz e médicos encontram bola de cabelo gigante em seu intestino

de Merelyn Cerqueira 0

Suman Prasad, 25 anos, de Indore, oeste da Índia, recentemente deu à luz a seu primeiro filho.

No entanto, dias depois, voltou ao hospital reclamando de fortes dores de estômago. Após um exame detalhado, os médicos ficaram surpresos ao descobrirem uma bola de cabelo de 1,5 quilos dentro de seu corpo.

Aparentemente, Prasad é vítima de uma condição chamada síndrome de Rapunzel, um transtorno mental que a faz comer os próprios cabelos, segundo informações do Daily Mail.

sindrome-de-rapunzel_1

Após sentir as dores no estômago, Suman foi levada pelo marido, Ram Prasad, ao hospital local Maharaja Yashwantra. A princípio, os médicos acreditaram se tratar de complicações relacionadas à placenta. No entanto, ficaram surpresos ao descobrirem a massiva bola de cabelos obstruindo seu intestino.

Foi necessária uma equipe de cinco médicos, liderados pelo Dr. Raj Kumar Mathur, para realizar uma operação de remoção, que durou cerca de três horas.

“Primeiro pensamos que seu útero havia sido ferido durante a remoção instrumental da placenta, disse Dr. Mathur. “Estávamos decididos pela cirurgia, mas ficamos chocados ao encontrar uma enorme obstrução no intestino”.

sindrome-de-rapunzel_2

“Havia uma enorme bola de cabelo ali dentro”, revelou. “Realizamos uma cirurgia aberta e removemos 1,5 kg de peso em fios emaranhados. Parece que ela mastigou o próprio cabelo por um longo tempo, e eventualmente este se emaranhou para formar uma bola”, acrescentou.

A condição da indiana foi declarada como estável, mas os médicos acreditam que ela poderia ter enfrentado graves problemas de saúde se a formação não tivesse sido removida.

sindrome-de-rapunzel_3

O que é a síndrome de Rapunzel?

Oficialmente conhecida como tricotilomania, a síndrome de Rapunzel e uma condição rara em que há o impulso para ingestão de cabelos e pelos, que acabam se acumulando para formar uma bola de pelos dentro do trato digestivo, se estendendo entre o estômago e intestino delgado.

Normalmente, a síndrome é observada em jovens com dificuldade de aprendizagem.

A bola de cabelos por provocar dores abdominais e náuseas, ou vir livre de sintomas. No entanto, quando não tratado, pode obstruir ou rasgar o estômago e intestinos, levando à morte.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência