Mulher cujo cérebro está descendo para a coluna sofre condição agonizante e rara

de Merelyn Cerqueira 0

Kimberley Provan, 44 anos, da Inglaterra, em 2013 foi diagnosticada com uma condição rara, chamada malformação de Chiari, que faz com que seu cérebro escorregue gradualmente para fora do crânio.

Isso significa que, a maior parte dele está indo em direção à coluna espinhal. Impossibilitada de andar normalmente e voltar a realizar seu trabalho como assistente jurídica, ela se esforça em arrecadar fundos para comprar uma cadeira de rodas automática, conforme reportado pelo Mail Online.

cerebro-entrando-pela-coluna_01Provan tem dificuldades em realizar suas tarefas diárias, como andar, comer e falar. A condição, que afeta apenas uma em cada 1.500 pessoas, provoca dores severas no pescoço, problemas de equilibro, fraqueza muscular e perda de audição. Segundo ela, “é como ter uma morsa esmagando sua cabeça”. A dor passa pela cabeça, pescoço e atrás dos olhos.

A princípio, quando pediu uma ressonância para descobrir se algo grave estava acontecendo, os médicos lhe disseram que as dores poderiam ser efeito colateral de uma operação de quadril que tinha realizado. No entanto, os exames mostraram algo diferente. A parte inferior de se cérebro estava afundando lentamente em direção à espinha. Assim, ela foi levada às pressas para uma cirurgia. Um mês mais tarde, “a dor estava mais forte do que nunca”.

Eles cortaram na parte de trás da minha cabeça e tiraram um pedaço do crânio e pedaços de vértebras para dar mais espaço para que o fluído espinhal pudesse fluir”, disse. “Me disseram que se eu não tivesse operado, dentro de mais algumas semanas, ficaria paralisada. Eu estava absolutamente aterrorizada, com medo de acordar e descobrir que não poderia mais me mover”.

Uma vez que sua operação foi bem-sucedida ela precisou largar o emprego, pois estava muito fraca para sair de casa. Sua súbita perda de independência também a faz acreditar ser um fardo para os dois filhos, Alexander, de 19 anos, e Olivia, 18. Agora, sua família e amigos se reuniram para tentar comprar uma cadeira de rodas automática e uma cama reclinável, para que ela consiga um pouco mais de liberdade. Os fundos também serão doados por meio de voluntários, que estão organizando um evento para arrecadar dinheiro.

Saiba mais!

A malformação de Chiari é uma condição que faz com que as partes inferiores do cérebro, as tonsilas cerebelares, sejam empurradas para o canal espinhal. A maioria das pessoas diagnosticadas possuem o tipo 1, que é uma forma menos grave da doença. Isto é, porque essas regiões se tornam muito grande para o crânio, elas acabam descendo. Quando isso acontece, pode ocorrer uma pressão na base do cérebro.

Além disso, pode bloquear o fluxo de fluído cerebrospinal (líquido cefalorraquidiano), responsável por proteger a espinha e também transportar os nutrientes necessários para o cérebro. Os sintomas do tipo 1 incluem dores de cabeça, tontura, dor de garganta, dormência, visão turva, problemas de deglutição, insônia, depressão, enjoo e vômitos, segundo informações da NHC Choices.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência