Mudanças climáticas têm impactos sobre a saúde mental das pessoas

de Merelyn Cerqueira 0

Quando consideramos as mudanças climáticas, geralmente pensamos nos impactos sofridos pelo meio ambiente. No entanto, um relatório descobriu que o aquecimento global pode ter consequências na saúde mental das pessoas.

O relatório, divulgado pela American Psychological Association e ecoAmerica, diz que os eventos meteorológicos severos podem causar choque, trauma e até mesmo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). 

Os pesquisadores consideraram que isto pode ser causado devido a lesões pessoais, perda de bens ou entes queridos ou perdas de meios de subsistência.

Por exemplo, uma análise em amostras de pessoas que vivem em áreas afetadas pelo furacão Katrina mostrou que as taxas de suicídio e pensamentos suicidas dobrou na região, enquanto que uma em cada seis pessoas foram diagnosticadas com TEPT. Ainda, 49% das pessoas que vivem em área afetada desenvolveram ansiedade ou transtornos de humor, como depressão.

Os impactos das mudanças também podem influenciar a agricultura, infraestrutura e habitabilidade, o que pode afetar a qualidade de vida das pessoas, forçando-as a migrarem ou se tornarem refugiadas.

Esses efeitos podem levar à perda da identidade pessoal, profissional, de estruturas de apoio social, de senso de controle e autonomia, além de sentimentos de impotência, medo e fatalismo.

O relatório também afirmou que as escolhas de estilo de vida e políticas ambientalmente amigáveis podem ter um efeito positivo sobre a saúde mental.

Por exemplo, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho foi associado à redução dos níveis de estresse, enquanto que pegar o transporte público foi relacionado ao sentimento de coesão em comunidade, reduzindo também os níveis de estresse e depressão. Ainda, ser capaz de acessar espaços verdes também mostrou impactos positivos para a saúde mental em relação aos níveis de estresse.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / NASA 

Jornal Ciência