Moradores de ilhas do Pacífico podem ter DNA de espécie humana desconhecida

de Merelyn Cerqueira 0

Estudos genéticos revelaram que os povos insulares da Melanésia possuem uma ancestralidade genética distinta, potencialmente oriunda de um hominídeo misterioso.

Análises revelaram que seus antepassados surgiram a partir de Neandertais e Denisovans. No entanto, evidências genéticas apontaram para um terceiro grupo humano desconhecido. Ele poderia ser adicionado à linha da evolução humana, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Os grupos das ilhas da Melanésia, que incluem Papua Nova Guiné, Fiji e Ilhas de Salomão, além de outras, são geograficamente cortadas pelo Oceano Pacífico, com um DNA que proporciona uma perspectiva única sobre como os ancestrais se espalharam por toda a região.

melanesia

A pesquisa mais recente, apresentada em uma reunião da Sociedade Americana de Genética Humana, em Vancouver, Canadá, reforça as descobertas anteriores de que poderia haver uma outra vertente para a evolução dos humanos modernos, que surgiu a partir da miscigenação de grupos pré-históricos.

Análises genéticas feitas entre europeus, asiáticos e outros grupos de descendência não-africana, sugerem que os seres humanos antigos tenham se relacionado com neandertais. Tanto que, alguns destes grupos acabaram herdando cerca de 4% do DNA destes primos humanos extintos.

De acordo com o geneticista Ryan Bohlender, da Universidade do Texas, que analisou junto com sua equipe a taxa de mistura genética vista em melanésios modernos, descobriram que algo ali não se encaixava. Como esperado, as análises encontraram evidências de Neandertais, Denisovans e uma elevada proporção de outra ascendência extinta e desconhecida.

Para explicar o mistério, a equipe sugeriu que os antigos melanésios cruzaram com um terceiro grupo de hominídeos. Eles estimam que este tenha se ramificado a partir de um ancestral comum há 440.000 anos.

No geral, nossos resultados confirmam que a árvore genealógica humana é mais complicada do que pensamos”, disse Bohlender. “Outras populações arcaicas podem ter existido, como os Denisovans, que nós não sabíamos sobre se não através da genética”.

Entre os genes Denisovan herdados estão os que aumentaram a capacidade de resistência a alguns vírus, bem como os fornecedores de benefícios metabólicos, incluindo aumento do nível de glicose no sangue e quebra de gorduras.  

Os pesquisadores descobriram que os humanos modernos cruzaram com Neandertais inúmeras vezes, e com Denisovans pelo menos uma vez, antes que ambas as espécies se tornassem extintas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Sean Myles e Daily Mail ]

Jornal Ciência