Modelo que comia apenas 3 maçãs por dia revela os horrores dentro da indústria da moda

de Merelyn Cerqueira 0

Já estamos todos bem familiarizados com os padrões de corpo irrealistas que a mídia apresenta, particularmente para mulheres jovens.

Através de capas de revistas somos influenciados a acreditar que o corpo feminino só é bonito de uma maneira. Tal situação condena milhões de mulheres a se sentirem forçadas a moldar a aparência da mesma forma.

Neste contexto surgem os transtornos alimentares, que devastam a vida de muitas pessoas.

modelo-que-comeu_1

Esse foi o caso de Victoire Maçon Dauxerre, uma francesa que aos 18 anos foi “descoberta” na rua por um agente de modelos.

Com biotipo para a profissão, ela foi obrigada a perder ao menos nove quilos para entrar nas roupas e conseguir ser contratada por algumas das revistas mais importantes do mundo da moda.

Para alcançar isso ela pensou em uma solução: comer apenas três maçãs por dia durante oito meses seguidos.

modelo-que-comeu_2

Para efeito, uma maçã possui em média cerca de 80 calorias. Logo, três frutas por dia: 240 kcal. O número recomendado de calorias para uma dieta segura de uma jovem ativa é de 2.000 a 2.400 kcal diárias.

Uma vez dentro da dieta, Victoire conseguiu perder cerca de 10 quilos, de modo que começou a usar o manequim pedido, que era 32 a 34. Assim, conseguiu desfilar dentro das importantíssimas semanas de moda de Paris, Milão e Nova York.

modelo-que-comeu_3

Apesar do sucesso profissional, a jovem começou a ver sua saúde se deteriorar. Devido a sua dieta limitada, ela não conseguia mais entrar em seu ciclo menstrual, desenvolveu osteoporose e foi diagnosticada com bulimia e anorexia.

Ela estava tão mentalmente doente com a pressão que sentia dentro da profissão que tentou suicídio em três ocasiões.

Neste ponto, ela abandonou as passarelas e se dedicou a escrever um livro. Assim, aos 23 anos publicou “Jamais Assez Maigre. Journal d’um Top Model (“Nunca Magra o Suficiente. O Diário de uma Top Model”, em tradução livre), em que relata sobre os problemas de trabalhar para uma indústria tão exigente.

Atualmente, ela trabalha auxiliando grupos de jovens, em um esforço para que compreendam o que é a profissão de modelo antes de pensar em ingressá-la.

Fonte: Diply Fotos: Reprodução / Diply

Jornal Ciência