Microftalmia: conheça uma condição oftalmológica bastante rara em bebês

de Merelyn Cerqueira 0

Alexis Miller, 27 anos, da Pensilvânia, EUA, deu à luz uma menina que nasceu com apenas um dos olhos. Chamada de Izabella, a criança desde cedo começou a usar uma prótese de plástico no local para ajudar a expandir a órbita ocular. O procedimento exaustivo de trocar a prótese a cada duas semanas visa impedir que a face da menina entorte, pois, seu crânio ainda está se desenvolvendo.

A ideia é que sua órbita ocular seja preparada para receber uma prótese artificial feita de vidro. Os modelos de plástico utilizados até agora são capazes de expandir a caixa óssea, bem como absorver o fluido corporal da pele circundante. Ela é aumentada gradualmente até que abra uma passagem suficientemente grande para manter a futura prótese ocular.

microftalmia

A mãe teria dito que só optou pela prótese por motivos de necessidade médica, pois, se esse não fosse o caso, teria esperado até que a filha tivesse idade suficiente para decidir sozinha se iria passar pelo processo. “Eu amo o jeito dela agora, e ela ficará diferente com os dois olhos”, disse Alexis. “Eu não acho que ela precise mudar para se ajustar”.

A menina foi oficialmente diagnosticada com microftalmia quando ainda estava na barriga da mãe, uma condição rara em que um ou ambos os olhos são anormalmente pequenos. Alexis descobriu o caso durante a 20ª semana de gravidez, quando os médicos disseram não ser possível ver o olho esquerdo do feto. Em seguida eles confirmaram que havia vestígios de tecido, o que significava que o olho tinha começado a crescer, mas não se desenvolveu.

A falta de visão exige que ela force o corpo para o lado esquerdo para ver melhor as coisas. Além disso, atualmente está trabalhando com um terapeuta para fortalecer a visão do olho direito. De acordo com a mãe, a avó da menina sofria com a mesma condição.

microftalmia_01

A microftalmia é uma anormalidade que ocorre antes do nascimento de uma a cada 10.000 crianças. Ela pode atingir um ou ambos os olhos, fazendo com que se desenvolvam de forma anormalmente pequena. Em alguns casos, o globo ocular pode ser completamente ausente. No entanto, mesmo nestes casos, o tecido ocular está presente. A condição pode ser causada por fatores ambientais, falta de algumas vitaminas durante a gravidez bem como exposição à radiação.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência