Meteoro cai a 1.000 km da costa do Brasil com impacto de 12.000 toneladas de TNT

de Bruno Rizzato 0

A equipe Near-Earth Object, da NASA, tomou conhecimento de uma nova queda de meteoro no dia 6 de fevereiro (somente agora divulgado), às 11h55  após os militares dos EUA contarem detalhes do evento. O fato ocorreu na costa do Brasil, a 1.000 Km de distância. 

 

Não está claro o que os militares fizeram para registrar o evento, ou a quantidade de informação que têm sobre ele, mas os especialistas dizem que os dados poderiam ter sido recolhidos por observações de satélites, monitores sísmicos, ou microfones atmosféricos. De acordo com os dados divulgados, a “bola de fogo” teria explodido ainda na atmosfera, a cerca de 30 km do nível do mar, com impacto equivalente a 12.000 toneladas de TNT. 

 

Eu entendo o desejo deles em manter suas tecnologia e capacidade em segredo. Seria bom, cientificamente, ter esses dados disponíveis, mas, novamente, entendo o desejo de não revelá-los, mas pelo menos ter esse pouco é melhor que nada. Acabou sendo muito útil”, disse o astrônomo Phil Plait. 

local-do-impacto-meteoro-1000km-do-Brasil

Recentemente, o programa Near-Earth Object, da NASA, recebeu um enorme financiamento para começar a pesquisar sobre o caso. A NASA é capaz de detectar cerca de 10% de todos os asteroides com 140 metros nas “proximidades” da Terra e os maiores de seu tipo. Isso significa que ainda não estamos fora de perigo, mas os astrônomos não parecem muito preocupados. “Todos os conhecidos asteroides potencialmente perigosos possuem menos de 0,01% de chance de impactar a Terra nos próximos 100 anos”, informou a agência no final do ano passado.

 

Podemos pensar que temos um bom conhecimento sobre o lixo espacial e sobre os meteoros que estão se aproximando da atmosfera da Terra. Porém, na realidade, o nosso planeta está sendo bombardeado por cerca de 90 toneladas de “escombros” cósmicos diariamente, e algumas vezes grandes pedaços simplesmente não são localizados.

 

Esta foi a maior explosão de objetos do tipo desde o caso de Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013, com impacto estimado em 500 mil toneladas de TNT. Mais de 1.000 pessoas ficaram feridas, quase todas devido aos estilhaços de milhares de janelas que se quebraram. 

 

Explosões de impactos como essa atingem uma faixa de metros semelhante como as bombas nucleares. Felizmente, são muito raras, acontece menos de uma vez por século, estatisticamente falando. Mas seria bom se nós soubéssemos que eles estão vindo. É difícil dizer exatamente o que faríamos se víssemos um, mas agora, nós nem sequer temos essa opção”, disse Plait.

* Foto ilustrativa. Não existem registros fotográficos – pelo menos, não divulgados – do evento.

[ Slate / BBC ]  [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência