Menina tem cérebro infestado por 100 ovos de verme “solitária” após comer frutas sem lavar e carne malcozida

de Merelyn Cerqueira 0

Uma menina de apenas oito anos, de Nova Déli, Índia, foi levada à emergência após desenvolver dores de cabeça incapacitantes e ataques epiléticos causados por uma infestação de ovos de tênia em seu cérebro.

 

Inicialmente diagnosticada com cistos cerebrais, ela foi tratada com uma dose alta de esteroides. No entanto, ao invés de curar os sintomas, a medicação fez com que ganhasse 20 quilos em cerca de seis meses, o que provocou também perda de fôlego constante e incapacidade de andar.

Os pais, desesperados, a levaram para um hospital diferente, em Gurgaon, onde exames revelaram que ela estava sofrendo de uma condição chamada neurocisticercose, uma infecção causada pela forma cística do verme Taenia solium.

 

Acredita-se que os ovos tenham viajado pela corrente sanguínea até o cérebro da criança, a partir do estômago. As causas prováveis foram apontadas como consumo de frutas e legumes não lavados ou carne de porco malcozida.

Após um tratamento para matar os mais de 100 ovos no cérebro, a menina se recuperou gradualmente e agora já é capaz de andar novamente. Ela também começou a perder o peso que ganhou pelo uso dos esteroides.

 

O que é a neurocisticercose?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), trata-se de uma infestação parasitária causada por cistos larvais da tênia (Taenia solium). Quando entram no cérebro, podem levar a convulsões fatais.

 

A infeção é adquirida através do consumo de alimentos contaminados, incluindo carne de porco malcozida, bem como pelo consumo dos ovos microscópicos presentes nas fezes de uma pessoa com tênia intestinal que não lavam as mãos adequadamente após ir ao banheiro e contaminam a superfícies ou alimentos não cozidos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a neurocisticercose como uma das principais causas de epilepsia em adultos em todo o mundo. A prevenção da doença é feita através da lavagem adequada das mãos, enquanto que o tratamento geralmente envolve medicamentos para reduzir o inchaço no cérebro e matar o parasita.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!