Menina de 10 anos luta contra doença que fez nascer “raízes” em seu rosto

de Merelyn Cerqueira 0

Uma menina de 10 anos de Bangladesh, identificada apenas como Shahana, foi diagnosticada como uma condição rara chamada epidermodisplasia verruciforme, caracterizada pelo aparecimento de enormes verrugas na pele. Apesar de apresentar os crescimentos, que mais se parecem com raízes, por todo o corpo, seu rosto foi a parte mais afetada, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

 

Com bochechas, queixo e orelhas acometidos pela doença, a menina apresentou os primeiros sintomas logo nos primeiros seis meses de vida. Atualmente, seus pais estão procurando ajuda para tratar do caso em um hospital universitário em Dhaka, capital de Bangladesh.

menina-arvore_3

A condição, de origem hereditária, é causada por uma infecção do vírus do papiloma humano (HPV) e pode provocar erupções cutâneas generalizadas, incluindo lesões semelhantes a verrugas ou raízes em toda parte do corpo – por isso é conhecida como “doença do homem árvore”.

menina-arvore_2

Para herdar a doença, dois genes anormais da doença, um de cada pai, devem estar presentes durante a formação fetal. Até o momento, nenhum tratamento relevante contra a condição foi criado. Os casos mais notáveis incluem o de um homem romeno chamado Ion Toader, que em 2007 foi diagnosticado, e Dede Koswara, da Indonésia.

 

A história de Shahana veio à tona duas semanas depois que Abul Bajandar, um homem em Bangladesh com a mesma doença, conseguiu ser curado. Desde que foi diagnosticado, há um ano, ele passou por 16 operações, até que se livrou de quase cinco quilos de verrugas dos seus pés e mãos.

 

Os médicos acreditam que ele pode ter sido a primeira pessoa a ser curada de epidermodisplasia verruciforme, considerando que os crescimentos não apareçam novamente.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência