Médicos de hospital infantil salvam a vida de hipopótamo prematuro

de Julia Moretto 0

Em um hospital pediátrico nos Estados Unidos, médicos ajudaram a salvar a vida de uma fêmea de hipopótamo prematura de apenas 13 kg – normalmente, um hipopótamo recém-nascido pesa entre 25 kg e 54 kg.

 

Fiona, que nasceu seis meses antes do previsto, ficou desidratada depois de se recusar a beber leite. Por esse motivo, precisou ser alimentada através de uma sonda intravenosa. Filhotes prematuros têm veias muito finas. Apesar de nossa equipe veterinária ter conseguido inserir um cateter, as veias não aguentavam e estouravam“, disse a responsável pelos mamíferos no zoológico, Christina Gorsuch.

zoo-baby-hippo-fran

A alternativa foi pedir ajuda aos médicos do Hospital Infantil de Cincinnati. “Por sorte, estamos ao lado de um hospital que tem um departamento inteiro dedicado a trabalhar com veias difíceis“. Atualmente, Fiona está junto de seus pais Bibi e Henry, para que eles se acostumem com o filhote. “Ela está dormindo muito, mas voltou a mamar e a fazer movimentos sob supervisão muito cuidadosa. O cateter ainda está no lugar“, contou Gorsuch. De acordo com a equipe, a filhote se recusou a beber o leite pelo desconforto decorrente a nova dentição.

[ BBC ] [ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência