Masturbação masculina pode ter razão evolutiva, diz estudo

de Otto Valverde 0

Alguns especialistas acreditam que o controle e domínio dos órgãos genitais é uma inovação dos hominídeos recente. Mas em uma pesquisa que estudou o comportamento sexual da iguana marinha, foi revelada uma possível causa evolutiva para esse controle das genitálias.

 

Essa pesquisa foi publicada no livro escrito pelo zoologista Jules Howard, intitulado “Sex on Earth: A Journey Through Nature’s Most Intimate Moments”. Os pesquisadores explicam que as iguanas acasalam em praias que se parecem haréns, onde os machos maiores e mais fortes cercam as fêmeas para que os machos menores e mais fracos não se aproximem.

 

Mas, alguns desses machos menores seduzem as fêmeas e até acasalam sem que os machos maiores percebam. Se o macho maior flagrar esse acasalamento, o menor pode até ser morto. No estudo, os pesquisadores perceberam que os machos menores adotavam uma técnica que consistia em se segurar em uma rocha por cima da fêmea e se esfregar contra a pedra.

 

Esse movimento sutil fazia com que esse macho mais fraco ficasse preparado para o acasalamento e também fazia com que ele copulasse mais rápido, impedindo que o macho mais forte flagre o acasalamento. A masturbação pode não ter a ver apenas com o prazer solitário, mas sim uma maneira de ter certeza de que poderá chegar aos ‘finalmentes’ dentro da parceira antes que o ‘marido’ dela chegue”, dizia o trecho final do livro.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência