Marsupial raramente visto na superfície é filmado por guardas florestais na Austrália

de Merelyn Cerqueira 0

Guardas florestais na Austrália Ocidental se depararam com um espécime de toupeira (Notoryctes caurinus), em uma raríssima expedição sobre o solo.

Esses pequenos animais estão confinados às regiões áridas e desertas do país, sendo vistos entre cinco a dez vezes por década. 

Segundo o biólogo Joe Benshemesh, da La Trobe University, em uma entrevista para o Australian Geographic em 2010, é um dos poucos mamíferos capazes de gastar todo o seu ciclo de vida em habitats subterrâneos.

“Eles são, indiscutivelmente, os mamíferos mais adaptados ao subsolo do mundo”. O biólogo também afirmou que esses pequenos animais são cegos, têm narizes e testas calejadas, além de braços poderosos que os ajudam a cavar.

topeira-ouro_02

Ele se alimenta se insetos e larvas, e por serem tão pequenos – pesam cerca de 40 a 60 gramas – têm requisitos muito baixos de oxigênio, o que significa que são capazes de respirar pelo pouco ar que flui entre os grãos de areia.

Segundo Benshemesh, diferente de outros marsupiais, esses não constroem túneis da forma convencional.

“Em vez disso, cavam e se aterram conforme vão abrindo espaço, empurrando a areia solta para trás com suas patas traseiras.

Apesar de parecer um método trabalhoso, o biólogo explicou que elas possuem suas próprias estratégias para poupar energia.

“Embora a sua forma incomum de locomoção seja lenta e trabalhosa, elas também parecem ter uma vida comedida, economizando energia e recursos. Isso permite que a temperatura do corpo reflita sobre a areia circundante, como se fossem répteis”.

O espécime encontrado pelos guardas foi filmado enquanto fazia seu caminho de volta ao solo.

“Nós estávamos dirigindo ao longo de uma faixa de mato, quando essa pequena criatura dourada atravessou a rua correndo na nossa frente”, escreveu a oficial Kate Crossing na página Tjamu Tjamu Aboriginal Corporation, no Facebook.

“Depois de o admirarmos por alguns minutos, gentilmente o colocamos longe da estrada e assistimos como cavou o solo e desapareceu”. Segundo ela, os guardas que estavam presentes afirmavam que há muito tempo não tinham visto esse animal nas redondezas.

Há duas espécies reconhecidas, o kakarratul, que vive nos desertos do noroeste da Austrália Ocidental, e o itjaritjari (Notoryctes Typhlops), que vive no centro da Austrália.

Os pesquisadores, no entanto, ainda não têm certeza se realmente passam todo esse período dentro do solo, ou se simplesmente sabem como andar despercebidos por aí.

Entretanto, ambas as espécies foram declaradas em perigo de extinção até que novos estudos forneçam detalhes sobre seus números.

 Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência