Mão de Hércules foi descoberta em Amã por especialistas

de Julia Moretto 0

Graças aos meios de comunicação e da tecnologia, descobrimos achados arqueológicos escondidos na Terra. Essas descobertas mudam completamente a imagem que temos do mundo e da história de determinado lugar.

Graças a arqueólogos, por exemplo, sabemos que dinossauros habitavam a Terra há milhares de anos. 

Uma das descobertas mais surpreendentes é a mão de Hércules, uma escultura que se encontra em Amã, capital da Jordânia.

mao-de-hercules-4

Os primeiros registros desta cidade são do período neolítico (aprox. 6500 anos a.C.) e, desde então, passou por grandes fluxos e misturas de populações, culturas e religiões. Em numerosas ocasiões, foi conquistada por diferentes povos: assírios, persas, gregos e romanos. Em 324 se tornou sede do bispo depois que o Cristianismo foi estabelecido como uma religião imperial.

O Templo de Hércules faz parte da Cidadela de Amã, uma estrutura que remonta à Idade do Ferro e que foi construída para proteger de invasões inimigas. O templo foi construído muito mais tarde, em 161 d.C. pelos romanos. O Império Romano era o maior templo, ultrapassando em tamanho os templos de Roma. A Cidadela é o lugar mais visitado em Amã e a cada ano atrai milhares de turistas que são surpreendidos com os restos do templo.

mao-de-hercules-3

O que tem sido chamado de “mão de Hércules”, na verdade,são três dedos de uma mão e parte do seu cotovelo esculpidos em mármore. Isso chamou a atenção dos especialistas porque com base em medições e contas, foi estimado que deve ser uma escultura de cerca de 23 metros. Isto significaria que seria o maior monumento já esculpido em mármore e facilmente poderia entrar na lista das maiores maravilhas do mundo.

mao-de-hercules-2

Uma das dificuldades do trabalho de um arqueólogo é conseguir,a partir de restos, decifrar a possível história que escondida. Infelizmente, a cidade de Amã não só sofreu numerosos ataques de diferentes culturas, mas também teve que lidar com desastres naturais.

Em 749 d.C. foi atingida por um forte terremoto que destruiu quase completamente o muro da Cidadela e derrubou a estátua de Hércules, deixando apenas três dedos de uma mão e parte do seu cotovelo. O que aconteceu com os outros restos? Os cientistas acreditam que eles foram usados como material de construção local após o terremoto.

Fonte: Para os Curiosos Fotos: Reprodução / Para os Curiosos

Jornal Ciência