Maior tumor cerebral da história é retirado de homem na Índia

de Merelyn Cerqueira 0

Santlal Pal, 31, de Mumbai, na Índia, durante um ano conviveu com um tumor que estava crescendo na parte de trás de sua cabeça.

A massa, que já havia atingido 1,8 kg, estava lhe causando dores de cabeça severas e perda gradual de visão.

Ele já havia visitado diversos hospitais na cidade, de modo que nenhum médico havia apresentado solução.

Mas, isso foi até semana passada, quando os médicos do BYL Nair Hospital resolveram operar o crescimento, de acordo com o jornal Times of India.

O tumor de Pal está sendo exibido como um dos maiores da história a ser removido. Embora ela tenha perdido a visão dos dois olhos, os médicos esperam que se recupere completamente.

“Nós buscamos na literatura médica de todo o mundo e este é o maior tumor cerebral a ser retirado com sucesso”, disse o médico responsável pela cirurgia, Dr. Turmuti. Tais tumores grandes são raros e um desafio cirúrgico.

maior-tumor-cerebral_1

Segundo ele, o último grande tumor operado no mundo que se tem registro pesava cerca de 1,4 kg, e foi feito no KEM Hospital em Mumbai, em 2002. Dr. Nadkarni explicou que o tumor cresceu agressivamente em Pal ao longo dos últimos meses.

“É difícil dizer onde o tumor se originou, mas infiltrou-se no crânio e continuou a crescer sob a pele do couro cabeludo”, disse. “Apenas 10% do tumor estava dentro do cérebro, e isso talvez o manteve vivo por tanto tempo. A perda de visão provavelmente foi causada pela pressão sobre os nervos ópticos devido ao crescimento”.

Ele acrescentou ainda que uma equipe de sete cirurgiões e anestesistas foi necessária para a cirurgia, e que Pal precisou de cerca de 11 bolsas de sangue. O indiano deu entrada no hospital há semanas, junto a Manju, sua esposa. Segundo ela, a luta do marido contra a doença começou há cerca de quatro anos.

“Ele foi diagnosticado com câncer na perna direita, que foi tratado com seis ciclos de quimioterapia”, disse.

“Há um ano, ele começou a ter dores de cabeça. Os médicos nos disseram que o câncer havia retornado. Ele entrou em dois ciclos de quimioterapia, mas interrompeu o tratamento depois que ele não conseguiu lidar com os efeitos colaterais. O tumor cresceu nesse período.

Manju afirmou ainda que pelo menos três hospitais, incluindo algumas grandes faculdades médicas de Mumbai, chamaram o caso de “inoperável”. “Nós temos dois filhos, com 4 e 8 anos. Ele queria fazer tudo para sobreviver pelos filhos”, disse ela.

Dr. Nadkarni, por outro lado, afirmou que a família não apresentou nenhum relatório médico mostrando que Pal já havia sido tratado de câncer. “Nós enviamos seu tumor para biópsia, e os relatórios sairão na próxima semana”, completou.

Fonte: Times of India Fotos: Reprodução / Times of India

Jornal Ciência