Lua de Júpiter pode abrigar vida extraterrestre, e cientistas estão muito animados com isso

de Gustavo Teixera 0

Uma das luas de Júpiter, chamada Europa, vai receber duas missões para investigar se existe vida extraterreste no Sistema Solar.

Europa é uma das 67 luas já encontradas em Júpiter e é menor que a lua da Terra. Ela é coberta por grandes rachaduras de gelo, sendo que muitas estão preenchidas com uma substância desconhecida, que foi chamada de “gosma marrom” pelos cientistas.

europa-lua-de-jupiter-2

Os pesquisadores e cientistas já sabem que existe água no local devido às medições realizadas em missões realizadas anteriormente, e isso faz dessa lua um local em potencial para se procurar por vida. 

O oceano da lua Europa tem profundidade entre 80 a 170 quilômetros, e isso significa que o volume de líquido existente no local pode ser duas vezes maior do que os oceanos da Terra.

Sabe-se que a presença de água é um grande fator que pode indicar a existência de qualquer forma de vida, no entanto, o oceano de Europa pode também apresentar uma fonte de energia química que desenvolva micróbios.  

“Queremos investigar o potencial que Europa tem de abrigar vida. Por isso precisamos tentar entender o que se passa no oceano e na crosta gelada – da composição à geologia, bem como o nível de atividade.”, disse, Robert Pappalardo, do Jet Propulsion Laboratory, da NASA. Ele é o principal cientista da primeira missão.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência