Ao que tudo indica, após uma quase extinção na década de 1930, a população de lobos franceses parece estar se recuperando. No entanto, embora a notícia seja positiva, os animais estão vagando livremente pelas ruas próximas de Paris, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Enquanto estavam quase extintos, os lobos receberam uma proteção especial. O número de espécimes, então, logo se recuperou, habitando toda a França e cada vez mais perto de Paris. Capazes de viajar cerca de 480 km por dia, no ano passado, um lobo solitário foi visto a pouco mais de 300 quilômetros da capital francesa.

Segundo Manoël Atman, presidente do grupo de observação de lobos Alliance Avec Les Loups, há exatos três lobos em circulação na cidade desde abril do ano passado. “Um casal e outro lobo solitário”, revelou ao The LocalJá o grupo Observatoire Du Loup disse em entrevista ao jornal Le Parisien que os canídeos foram vistos vagando livremente pelos distritos de Essonne e Yvelines, ao sul e oeste da cidade, respectivamente, enquanto outro andava por Seine-et-Marne, ao leste.

Os membros do observatório coletaram amostras de pegadas de patas e excrementos dos lobos para verificar as afirmações da população, que em ocasiões distintas viram e ouviram os animais. No mês passado, duas carcaças de veados foram encontradas na Floresta de Rambouillet, perto de Paris. “Suas colunas vertebrais estavam quebradas. Eles não haviam sido baleados ou atropelados”, disse Atman, acrescentando que os órgãos internos haviam sido comidos. “Isso é típico dos hábitos predatórios dos lobos”.

Contudo, ele assegurou que os lobos só se alimentam de outros animais de quatro patas, e que os parisienses poderiam ficar tranquilos. “Esses animais não estão interessados em comer pessoas”, explicou. “Nós caminhamos em duas pernas, eles só comem animais de quatro patas”.

Em outubro de 2015, o governo francês chegou a autorizar a presença de caçadores nos Alpes, após relatos de vários ataques a rebanhos de ovelhas. O especialista em caça, Troy Bennett, disse em entrevista à BBC na época, que por serem animais protegidos, não há como detê-los. Eu previ há dez anos que eles estariam tão perto ao Norte quanto em Paris, e isso se tornou verdade”, disse.

[ Daily Mail / The Telegraph ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência