Lavar louças? Nunca mais! Cientistas criam material metálico que repele a sujeira

de Merelyn Cerqueira 0

Lavar a louça, especialmente em dias frios, é uma tarefa que todos preferem evitar. No entanto, essa obrigação diária, que envolve a retirada de gorduras queimadas e alimentos remanescente, pode enfim, acabar.

Isso porque, um grupo de cientistas italianos inventou uma superfície de metal que, além de ser antibacteriana, ainda é autolimpante. O material é capaz de repelir a água através de um padrão detalhadamente cruzado produzido por laser.

O conceito do produto é inspirado pela flor de lótus, que por meio de suas pétalas repelem toda a sujeira que ali se instaura. “Estávamos procurando detalhes na biometria. É uma maneira de estudar a natureza e tentar entender como você pode melhorar as coisas, tentando imitar o que já está disponível”, disse o líder do estudo Luca Romoli, professor de engenharia industrial na Universidade de Parma. “A flor de lótus é um dos mais conhecidos na natureza, mas há outros que funcionam mais ou menos da mesma maneira”.

O design do produto, que ainda está em fase inicial, também foi inspirado nas asas de insetos. “As asas de alguns besouros no deserto do Saara são moldadas pela evolução para serem antibacterianas”, disse Romoli ao The Times. Assim, através da presença de nano-túbulos o metal será capaz de destruir a membrana celular das bactérias. Recentemente, esse tipo de engenharia já foi aplicado à microprocessadores, com a finalidade de aumentar a troca de calor.

As panelas feitas com esse material, no entanto, serão primeiramente utilizadas em cozinhas industriais, mas a esperança é que, no futuro, elas estejam disponíveis para uso doméstico.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência