Kim Jong-un bane o sarcasmo na Coréia do Norte

de Merelyn Cerqueira 0

Kim Jong-un, líder da Coréia do Norte, institui uma nova censura aos cidadãos do país. Agora, todos estão proibidos de utilizar o sarcasmo em suas conversas diárias.

Logo, sátiras dirigidas ao regime político e críticas indiretas à liderança não serão mais perdoadas. A emissão do aviso foi feita pelas autoridades governamentais centrais por meio de comícios organizados, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

 “Um oficial de segurança do Estado pessoalmente organizou uma reunião para alertar os moradores locais para potenciais ‘ações hostis’ realizadas por ‘elementos rebeldes internos’”, disse uma fonte anônima da província de Jagang à Radio Free Asia (RFA). “O ponto principal da palestra era ‘mantenham suas bocas fechadas’”.

Entre as frases proibidas pelo ditador norte-coreano está: “Tudo isso é culpa dos Estados Unidos” – o que poderia ser visto como uma crítica, se falado ironicamente – e “um tolo que não pode ver o mundo exterior”, utilizada amplamente por trabalhadores do governo em Pyongyang.

Manifestações de descontentamento público com o regime norte-coreano têm se tornado cada vez mais comum no estado que é rigidamente controlado. Grafites zombando slogans de produção já foram vistos em paredes de canteiros de obras em Pyongyang.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência