Jovem supera autismo ao interagir com esquilos em campus e vira sensação na internet

de Merelyn Cerqueira 0

Mary Krupa, de 22 anos, quando criança foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma forma mais suave de autismo. Enquanto estava no ensino médio era considerada uma pessoa solitária e estranha, uma vez que tinha personalidade antissocial.

No entanto, há quatro anos, os esquilos da Universidade de Penn State, nos EUA, mudaram isso. Uma vez que começou a interagir com os animais, ganhou a confiança deles e logo foi capaz de se aproximar para vesti-los com minúsculas roupas e adereços. Hoje, Krupa é conhecida no campus como “A encantadora de esquilos” (Squirrel Whisperer) ou “Garota esquilo” (Squirrel Girl), e seus pequenos amigos se tornaram sensação na internet, de acordo com informações da Oddity Central.

jovem-supera-autismo-ao-interagir-com-esquilos_06

Mary contou que se aproximou dos esquilos durante sua primeira semana em Penn State. Depois de os ver correndo pelo campus imaginou como seria se estivessem usando pequenos chapéis na cabeça. Então, começou a trazer comida para os roedores e, pouco a pouco, eles passaram a confiar nela.

jovem-supera-autismo-ao-interagir-com-esquilos_05

Com o tempo, a estudante conseguiu colocar o chapéu em um deles, o qual chamou de Sneezy, e registrar uma foto, que enviou para avó. Então, acreditando que seus colegas de classe precisavam de algo para “animar o espírito”, começou a publicar imagens de situações engraçadas envolvendo Sneezy no Facebook. A resposta foi esmagadoramente positiva e pouco tempo depois o esquilo se tornou sensação na internet.

jovem-supera-autismo-ao-interagir-com-esquilos

O animal até ganhou uma página própria na rede, “Sneezy The Penn State Squirrel”, onde tem suas fotos publicadas. Elas incluem cenários envolvendo adereços para feriados como Halloween, dia de ação de graças e natal, bem como placas com palavras de incentivo para o time de futebol americano universitário de Penn State.

jovem-supera-autismo-ao-interagir-com-esquilos_03

Desde pequena, Mary sempre gostou de animais, e costumava interagir com os pássaros e pets da vizinhança. No entanto, o caso era diferente quando precisava se relacionar com pessoas, já que possuí Síndrome de Asperger. “O esquilo realmente é uma boa maneira de quebrar o gelo, porque eu fico sentada aqui interagindo com eles e as pessoas se aproximam e logo estamos conversando”, disse ela em entrevista à Associated Press. “Hoje eu sou muito mais sociável”.

Para fazer com que os esquilos posem para as fotos, ela utiliza alimentos como incentivo – massas ou manteiga de amendoim. “É uma espécie de troca”, explicou. “Eles não brincam comigo a menos que eu tenha comida para dar”. A jovem irá se graduar este ano em Inglês e Ciências da Vida Selvagem. Ela espera poder se tornar uma escritora científica a fim de educar as pessoas sobre o que podem fazer para preservar o meio ambiente. Quanto aos seus pequenos amigos, ela disse que planeja ficar na área para visitá-los com a maior frequência possível.

Síndrome de Asperger

Considerada uma doença dentro do espectro do autismo, a causa exata ainda não foi definida pela medicina, embora alguns cientistas acreditem que uma anormalidade no cérebro dos portadores seja a fonte mais provável. Os sintomas variam entre as pessoas de acordo com a intensidade e gravidade do caso, mas os mais comuns incluem problemas com habilidades sociais, comportamentos excêntricos ou repetitivos, dificuldades de comunicação, falta de interesse e problemas de coordenação. Ainda, muitas das crianças com Asperger são consideradas excepcionalmente inteligentes e talentosas.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / The Daily Collegian / Facebook ]

Jornal Ciência