Jovem com problema congênito têm 4 balões inseridos no rosto para tratamento

de Merelyn Cerqueira 0

Xiao Yan, uma chinesa de 23 anos, de Longjing Village, província de Guizhou, no sudoeste do país, sofre de uma condição rara chamada nevo melanocítico congênito (sim, a palavra é nevo e não nervo!), que afeta 1 em cada 500 mil pessoas.

Para evitar que a marca escura se torne cancerosa, os médicos implantaram quatro balões sob seu rosto até que a jovem consiga passar por uma cirurgia.

No entanto, por vir de uma família pobre, Yan conta com a ajuda das pessoas para conseguir dinheiro para o tratamento. Enquanto não o faz, ela precisa da mãe para impedir que as pessoas em sua aldeia parem de caçoar de sua aparência.

jovem-problema-congenito_1

Yan afirmou que estava preparada para viver com a enorme mancha em seu rosto durante o resto de sua vida. No entanto, à medida que ela ficava mais velha, a marca ficava ainda maior. Sua mãe, Yang Xiu’e, contou que teve que pedir aos aldeões de parassem de caçoar da menina, que logo se tornou o assunto da cidade. Ela foi apelidada de “gourd doll”, uma boneca feita a partir de cabaça.

Yan procurou ajuda médica no Shanghai Ninth People’s Hospital, no leste da China, após sentir que a marca escura em seu rosto começou a doer. Os médicos avaliaram-na e logo identificaram o risco de crescimento de células cancerígenas. Assim, implantaram quatro balões em seu rosto para impedir o câncer.

jovem-problema-congenito

Então, avisaram a família que a jovem precisaria passar por um tratamento que custaria mais de R$ 50 mil apenas a primeira etapa. Com a ajuda de doadores, Yan conseguiu o procedimento, que começou em outubro do ano passado, quando colocou os implantes no rosto.

O objetivo do curioso processo, chamado expansão de tecido, é que a pele adjacente ao nevo seja esticada ao ponto em que possa cobrir a região que será removida.

“Durante o primeiro mês de tratamento, meu rosto doeu tanto por causa dos expansores e das injeções salinas que eu queria jogar minha cabeça contra a parede”, disse Yan. “Eu sentia pena de mim mesmo”, disse Yan. “Mas eu cresci com o apoio da minha família e agora eu sou muito mais positiva”.

Apesar de estar realizando a primeira parte de seu tratamento, a jovem chinesa ainda precisará de novas cirurgias, de modo que sua família está arrecadando dinheiro para torná-las possíveis.

O que é um nevo melanocítico congênito?

Tratam-se de marcas escuras formadas pelo acúmulo anormal de melanócitos em determinadas regiões da pele, causado por uma mutação genética. Neste caso há uma falha no processo de migração dos melanócitos da crista neural para a pele.

Assim, ao invés de serem distribuídos de maneira uniforme, os melanócitos atingidos pela mutação se acumulam de modo a formar os nevos. Quando grandes, eles devem ser acompanhados devido ao risco de desenvolvimento de melanoma.

As estatísticas sobre a frequência com que um nevo melanocítico congênito se torna canceroso variam, com algo entre 5-10% dos casos. A remoção de um nevo envolve a substituição da pele afetada, que normalmente é retirada de outra parte do corpo.

Em outros casos, a pele adjacente pode ser esticada para que possa cobrir a área em que o nevo foi removido, em um tratamento chamado de expansão de tecido.

 Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência