Jovem indiano cria satélite mais leve do mundo e a NASA quer lançar protótipo

de Merelyn Cerqueira 0

sat-teen_1024

Rifath Shaarook, um jovem indiano de 18 anos, venceu uma competição internacional para construir um satélite em funcionamento.

 

Ele não apenas venceu prêmio, como também produziu o que pode ser o satélite mais leve do mundo – e a NASA tem intenções de lançar o protótipo no próximo mês. Com informações da Science Alert. O minúsculo satélite pesa em torno de 64 gramas e será embarcado em uma missão suborbital (significa que ele subirá e descerá enquanto circunda o globo) de quatro horas, lançada pela Wallops Flight Facility, da NASA, em Virgínia, no dia 21 de junho.

 

Uma vez posicionado em microgravidade, o objetivo do protótipo será testar a durabilidade de seu leve invólucro impresso em 3D. Nós criamos isso completamente do zero”, disse Shaarook à Business Insider. “Ele terá um novo tipo de computador de bordo e oito sensores incorporados para medir a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra”. 

Shaarook entrou com sua invenção na competição Cubes in Space, dirigida pela empresa idoodlelearning, apoiada pela NASA e Colorado Space Grant Consortium. O desafio apresentado aos jovens era inventar um dispositivo que pudesse se encaixar em um cubo de quatro metros, sem pesar mais do que 64 gramas e ser capaz de sobreviver às condições espaciais.

 

A criação do rapaz, nomeada como KalamSat, aparentemente cumpriu todos os requisitos. Sua leveza se deu devido à estrutura feita de polímero de fibra de carbono reforçada – um material que tem uma relação considerável entre força e peso e atualmente é usado em tudo, desde energia aeroespacial até linhas de pesca. O KalamSat está previsto de ser lançado no dia 21 de junho, onde completará uma missão de ida e volta de 4 horas, na qual ficará online e em modo operacional por 12 minutos em um ambiente de microgravidade.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]