Teratoma Imaturo: jovem descobre tumor com dentes, cabelos e cérebro crescendo em seu ovário

de Merelyn Cerqueira 0

Kezia Denne, de Surrey, Inglaterra, tinha apenas 12 anos quando foi levada às pressas ao hospital se queixando de uma dor intensa que, a princípio, acreditou estar relacionada com uma alergia alimentar, já que tinha intolerância ao glúten.

No entanto, após exames, os médicos revelaram que ela possuía um Teratoma Imaturo no ovário, com dentes, cabelos e até mesmo cérebro. Então, após ser submetida a quatro sessões de quimioterapia sem sucesso, ela precisou passar por procedimentos cirúrgicos para remover a maior parte do câncer. No entanto, ela terá que realizar check-ups regulares pelo resto de sua vida para garantir que o resto do tumor não cresça novamente.

Kezia se queixou de dores agudas na barriga quando chegou em casa após um dia de escola. “Se eu tossia ou ria tinha uma dor insuportável. Eu sabia que era algo sério”, disse. Ela foi levada às pressas à unidade pediátrica. Dias depois, os médicos identificaram a causa exata de sua dor.

teratoma_02

Exames revelaram que a adolescente, hoje com 16 anos, possuía um tumor de 18 centímetros assentado sobre seu ovário esquerdo. Ainda, mais tarde, os médicos descobriram que outro tumor estava crescendo em seu fígado, além de cistos menores espalhados por todo o corpo.

Ela admitiu ter ficado arrasada ao descobrir que teria de fazer quimioterapia para impedir o crescimento dos tumores. Uma vez que ela acabou perdendo os longos cabelos castanhos, o que posteriormente a impediu de sair de casa sem uma peruca. “Eu era jovem e não entendia o que era a quimioterapia, mas eu sabia que significava que eu perderia meu cabelo”.

Ela teria de realizar o tratamento três vezes por semana, mas, após quatro sessões, os médicos interromperam por não estar surtindo efeito. A única maneira de parar o crescimento do câncer no fígado seria removendo o tumor em uma nova operação. Assim, após três operações, conseguiram removê-lo completamente.

teratoma

Os Teratomas Imaturos ocorrem a partir de células germinativas que formam os óvulos humanos, podendo desenvolver cabelo, dentes, ossos e outras estruturas do corpo humano. Acredita-se que eles possam estar presentes desde o nascimento. São considerados uma forma rara de tumor geralmente diagnosticada em meninas e jovens de até 20 anos. 

A razão para serem chamados de imaturos é que as células cancerosas estão em estágio inicial de desenvolvimento. A maioria deles tem cura mesmo quando diagnosticado em estágio avançado.

Fonte: Daily Mail  Fotos: Reprodução / Daily Mail 

Jornal Ciência