Jovem descobre câncer após médicos afirmarem ser apenas simples alergia

de Julia Moretto 0

A vendedora Jessica DeCristofaro, 28, sofreu por três anos com uma tosse que os médicos afirmavam ser uma simples alergia. Para curar a tal doença, a vendedora tomou diferentes remédios e mudou sua dieta, além de ter se consultado com 6 médicos para tentar descobrir o que havia de errado com ela.

Sem melhora, começou a sofrer fortes dores abdominais e foi encaminhada para um otorrinolaringologista, por suspeita de refluxo ácido ou uma úlcera no estômago. Lá, o profissional disse que ela simplesmente tinha uma distensão muscular e aconselhou Jessica a descansar. Mas foi em janeiro deste ano, após o quadro de dores ter piorado significativamente, que a vendedora foi parar na sala de emergência com uma série de exames, revelando que a simples tosse era na verdade um câncer.

Os médicos descobriram que ela estava no quarto estágio de Hodgkin – ou seja, a doença já tinha alcançado proporções maiores e se espalhado ao redor de seu corpo.

Jessica desenvolveu a tosse aos 25 anos e, devido à pouca idade, os médicos acreditavam ser uma alergia a medicamentos. “Por três anos eu tive essa tosse constante, isso era bem frustrante. Eu acho que eles pensaram que eu era jovem e saudável, mas eu tinha a sensação de que algo estava errado, eu me senti muito doente por bastante tempo”, contou a jovem. Jessica ainda disse que não ficou chocada ao descobrir o câncer, pois sabia que não estava bem de saúde.   

Em foto, Jessica ironiza o número 6, a quantidade de vezes que procurou os médicos.
Em foto, Jessica ironiza o número 6, a quantidade de vezes que procurou os médicos.

Após perceber que o antialérgico não fazia mais efeito, ela foi diagnosticada com refluxo ácido e aconselhada a mudar sua dieta, o que ajudou por um tempo, até que a tosse retornou. Além de sofrer dores abdominais gradativamente piores, ela também desenvolveu um nódulo em sua axila, que os médicos disseram ser um cisto. Em seguida, a dor de estômago tornou-se insuportável e Jessica foi para a sala de emergência.

Estava com uma viagem de trabalho marcada, por isso pensei que iria ao médico tomar algum analgésico para me sentir melhor, mas acabei por ficar durante a noite“, conta a vendedora.

Após o resultado dos primeiros exames, ela foi transferida para um hospital especializado e realizou mais testes. Jessica conta que nesse momento ela suspeitou que os médicos tivessem encontrado algo mais sério. Finalmente, os especialistas a informaram sobre seu linfoma de Hodgkin – um tipo raro de câncer do sistema linfático – que já havia se espalhado, tornando-o mais difícil de tratar. 

Depois de ser diagnosticada, ela começou imediatamente o tratamento de quimioterapia e, em março, recebeu a notícia de que a doença estava em remissão. Porém em abril, o câncer retornou e se espalhou pelo seu peito. A jovem, então, passou por 20 sessões de radioterapia e seis sessões de quimioterapia. “Se eu pudesse fazer tudo de novo, eu teria ido para a sala de emergência mais cedo, em um hospital diferente, de modo que os médicos pudessem executar os exames apropriados”, desabafou a jovem.

Indignada com a falta de informação para pacientes com câncer, Jessica decidiu escrever um blog sobre sua experiência, chamado de “Linfoma Barbie”. Nele, ela descreveu a experiência exaustiva da quimioterapia, que causou a queda de seu cabelo, e os fatores que a deixaram enjoada. “Foi tão difícil porque ninguém me disse o que ia acontecer. Eu estava tão doente que não sabia o que fazer. Meu cabelo estava caindo e eu me sentia mal do estômago, essa sensação é traumática”, disse a vendedora que aprendeu através de livros como o tratamento acontece.

jovem-com-cancer-apos-medicos-dizerem-ser-alergia_02

Jessica fez amizade com as enfermeiras e recebeu dicas de como tornar o processo mais fácil. Agora ela repassa as informações colhidas em seu livro “Talk Cancer to Me”, com o objetivo de ajudar outras pessoas na mesma situação.

Eu precisei tirar uma licença no trabalho por causa da quimioterapia e isso foi difícil para mim, porque eu estava no topo da minha carreira”, contou a jovem. Foi então que Jessica teve a ideia de criar o seu blog. “Eu nomeei meu blog de Linfoma Barbie”, porque era como os enfermeiros me chamavam, já que eu me maquiava e usava peruca todos os dias”.

Com seu tratamento chegando no fim, Jessica está otimista sobre o futuro. “Tenho a sensação de que tudo se foi. Você aprende a conhecer o seu corpo, e eu não sou a mesma pessoa que era há seis meses, me preocupo com coisas de forma diferente. Hoje, eu abraço mais a vida”. Após o tratamento chegar ao fim, e jovem tem planos de continuar escrevendo para informar as pessoas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência