Jovem com paralisia cerebral surpreende ao se tornar uma desenhista talentosa

de Merelyn Cerqueira 0

Tjili, uma adolescente de 15 anos, foi abandonada quando pequena em uma região do Camboja. Nascida com paralisia cerebral e surdez profunda, os médicos acreditavam que ela não seria capaz de fazer muitas coisas – inclusive segurar um lápis – em razão de sua deficiência.

Embora a condição tenha afetado drasticamente sua qualidade de vida, ela superou todas as expectativas ao se tornar uma desenhista muito talentosa. Por esse motivo, dois de seus trabalhos foram selecionados para serem expostos em uma mostra da Sociedade Britânica de Aquarelas, em Londres.

Tjili foi abandonada pouco depois de nascer prematura em um hospital no Camboja e, eventualmente, foi adotada por um casal de britânicos. Ela segura o papel com um braço e agarra o lápis com força usando cada parte do seu corpo”, contou a mãe. “Ela sempre tenta o que é proposto a ela, seja o que for. E todos nós podemos aprender muito com isso”.

Reconhecida por suas pinturas vibrantes, misturando linhas grossas e grafite, ela cria intensas e memoráveis obras de arte com seus animais, personagens e lugares favoritos. Cada traço que coloca no papel é uma evidência de sua criatividade, determinação e grande esforço para superar desafios. A jovem possui até mesmo um site oficial em que expõe e vende suas criações.

[ BBC ] [ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência