Já ouvir falar sobre a Igreja do Monstro de Espaguete Voador?

de Merelyn Cerqueira 0

Para algumas pessoas, macarrão é um assunto muito sério. É tão sério que existe uma ordem religiosa secreta, o pastafarianismo, que existe em segredo e possui milhares de adoradores devotos.

Eles frequentam a chamada “Igreja do Monstro de Espaguete Voador” (“Church of the Flying Spaghetti Monster”) que, de acordo com o site oficial da religião é “legítima e apoiada pela ciência”. Com informações da First We Feast.

igreja-monstro-do-espaguete-voador_1

Em meados de 2015, uma norte-americana chamada Lindsey Miller, conseguiu o direito, após entrar com um processo contra o DVM (o “Detran” dos EUA) da região de Massachusetts, de sair na foto de sua habilitação utilizando um escorredor de macarrão na cabeça.

igreja-monstro-do-espaguete-voador_2

Há alguns anos antes, em 2011, Niko Alm, também reivindicou o mesmo. Após atestar por meio de um laudo médico que era psicologicamente capaz de conduzir um carro, também pode sair na foto do documento utilizando o escorredor na cabeça. Além destes, casos semelhantes foram reportados nas cidades de Oklahoma, Utah e Kansas.

igreja-monstro-do-espaguete-voador_3
Cerimônia de ordenação

Segundo David Niose, diretor jurídico do Centro Jurídico Humanista Appignani, se as pessoas tinham direito de usar “roupas religiosas” em suas fotos de identidade, então isso deveria se estender aos seguidores da Igreja do Monstro de Espaguete Voador.

O que em sua essência parece legítimo: se você pode posar com uma cruz ou Estrela de Davi no pescoço, por que não poderia fazer o mesmo com um escorredor de macarrão na cabeça?

igreja-monstro-do-espaguete-voador_4

O pastafarianismo, que é uma junção de pasta (macarrão ou massas) e rastafári, é na verdade, uma religião de origem satírica criada em 2005.

Ela foi fundada em 2005 pelo físico norte-americano Bobby Henderson como uma forma de protesto contra a decisão do Conselho de Educação do Estado de Dover, na Pensilvânia, que permitiu às escolas da região que ensinassem o criacionismo ao invés da teoria da evolução biológica.

igreja-monstro-do-espaguete-voador_5

Na ocasião, o físico enviou uma carta ao conselho criticando a decisão e afirmando que o criacionismo era tão plausível quanto à ideia de um Monstro de Espaguete Voador.

O documento logo se tornou público, se espalhou pela internet e conquistou muitos seguidores –  os pastafarianos, que têm como símbolo o escorredor de macarrão.

igreja-monstro-do-espaguete-voador_6

Entre as crenças dos pastafarianos está a ideia de que de fato existe um “paraíso”, mas ele é composto por vulcões de cerveja e fábricas de strippers.

igreja-monstro-do-espaguete-voador_7

Fonte: BBC / The Huffington Post / Church of the Flying Spaghetti Monster Fotos: Reprodução / Church of the Flying Spaghetti Monster

Jornal Ciência