Isto é o que acontece com alguém picado por um carrapato infectado com a doença de Lyme

de Merelyn Cerqueira 0

A doença de Lyme é uma das infecções de crescimento mais rápido no mundo ocidental. Ela ocorre após a picada de um carrapato infectado com a bactéria Borrelia burgdorferi.

Um dos primeiros sintomas da doença é o surgimento de uma marca circular na pele, semelhante à forma de um olho de boi, que ocorre em 65% dos casos e entre três e 30 dias após a picada. Outros sintomas incluem fadiga, dores de cabeça e nas articulações, e febre, de acordo com informações do Daily Mail.

doenca-de-lyme

“Eles [os carrapatos] podem ser muito pequenos, até mesmo como uma semente de papoula, e difíceis de detectar se há muitos pelos na perna”, explicou Dr.ª Sandra Pearson, diretora médica de um grupo de caridade para vítimas da doença de Lyme.

Ela acrescentou ainda que o carrapato pode permanecer preso à pele humana por até cinco dias, em parte devido a uma substância – semelhante ao cimento – que injeta. Tais parasitas não vivem apenas nos campos.

“Eles podem ser encontrados em parques e jardins urbanos – até mesmo nos centros das cidades”, disse Dr.ª Pearson.

Olho de boi: A imagem acima foi publicada em um site onde médicos de todo o mundo avaliaram o caso e trocaram opiniões. Segundo a especialista, a erupção cutânea é o resultado de uma resposta imunológica do corpo à bactéria.

“Pessoas mordidas por carrapatos nos EUA – como no caso da foto – podem ter uma erupção cutânea mais ‘florida’, possivelmente devido a uma espécie diferente de bactéria”, disse ela.

O diagnóstico é considerado um problema: apenas um em cada três pacientes se lembra de ter sido picado por um carrapato. Ainda, nem todos sofrem com a erupção cutânea, uma vez que ela pode não aparecer, ou ocorrer de forma mais suave.

Isso significa que as pessoas com outros sintomas comuns da doença de Lyme podem não ter ideia de que foram picadas por carrapatos.

Logo, na primeira suspeita da infecção, os especialistas aconselham procurar ajuda médica imediatamente, já que os efeitos da doença a longo prazo podem ser incapacitantes – em 25% dos casos o sistema nervoso é afetado, provocando problemas de dormência e memória.

Segundo Dr.ª Pearson, há um exame de sangue que serve para detectar a doença de Lyme, mas nem sempre ele é tão preciso. 

“Infelizmente, no início da infecção, esses testes podem dar negativos, uma vez que os anticorpos podem levar semanas para se desenvolverem”, disse ela, acrescentando que mesmo após a infecção ter aparecido, os testes podem não apontar o problema.

No entanto, quando combatida ainda em estágio inicial com antibióticos, em um curso de 14 a 21 dias, o tratamento é efetivo “na maioria dos casos”, acrescentou.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência