Irmãos com deficiência rara nos pés poderão seguir sonho de jogar futebol após próteses especiais

de Redação Jornal Ciência 0

Kian e Callum Jarram, de Syston, na Inglaterra, nasceram com a síndrome de Adams Oliver, uma condição tão rara que afeta apenas 130 pessoas no mundo inteiro.

Isso faz com que o crescimento das mãos e pés sejam prematuros, deixando-os sem alguns dedos e parte dos pés. Os irmãos são completamente apaixonados por futebol e agora, graças à pés protéticos, poderão jogar bola sem sentir as ‘dores agonizantes’ que sentiam.

sindrome-de-Adams-Oliver_01

Kian, de 10 anos, e Callum, de 7, juntamente com seu pai, Jon, de 35, são as únicas pessoas conhecidas com a condição, na Inglaterra. Mas os pés protéticos de silicone não estão disponíveis no Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) – algo parecido com o SUS aqui no Brasil –, e a família teve que levantar uma alta quantia, com valores superiores a R$ 30 mil, para poder mudar a vida das crianças. “Todos os meninos sonham em jogar seu esporte favorito sem sentir dores. Seus pés ficam doloridos o tempo todo” disse o pai. “A diferença que estes novos pés protéticos vão fazer por eles é indescritível. Eles são incríveis porque são realmente parecidos com pés reais”.

sindrome-de-Adams-Oliver_02

O pai revelou que os garotos sofriam preconceito na escola, mas sempre pediu aos garotos que enfrentassem os olhares preconceituosos com orgulho. Chloe, a irmã dos meninos, de 9 anos, não foi afetada pela condição.

sindrome-de-Adams-Oliver_03

Ele disse que os garotos estão muito animados com a perspectiva de ter novos pés. “As próteses vão durar dois anos, embora eu acredite que, com eles, elas vão se desgastar rapidamente. Em termos de seu desempenho de futebol, a corrida vai ser muito mais fácil para eles com esses novos pés, e eles vão ser capazes de chegar longe sem sentir dores”, disse Jon.

Mark Ledger, o protético da clínica responsável, disse que nunca tinha se deparado com um caso como esse nos 25 anos que ele trabalha. “Seus pés são atualmente cobertos de calos e feridas, especialmente porque eles são meninos que gostam de correr muito. A estrutura de seus pés é interrompida, por isso, com estas próteses, queremos proteger os seus pés um pouco mais e esperamos corrigir o seu alinhamento”, explicou.

sindrome-de-Adams-Oliver_04

Agora, a família está tentando angariar fundos em um site de arrecadação online, para poder pagar pelos próximos pares de pés protéticos que eles vão precisar para substituição daqui dois anos, devido ao crescimento.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência