Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Inusitadas Bizarro Tribo da Indonésia lixa os dentes das mulheres em busca da beleza perfeita

Tribo da Indonésia lixa os dentes das mulheres em busca da beleza perfeita

Algumas mulheres de tribos da África Ocidental pintam suas gengivas com carvão para ficarem mais bonitas.

Na Indonésia a história é outra: as mulheres de algumas tribos são estimuladas a lixarem seus dentes para ficarem afiados. Para os habitantes dessa sociedade, o ato é um verdadeiro tratamento de beleza.

Uma das aldeias se chama Mantawaian. A esposa do chefe Pilongi passou pelo procedimento há anos, quando ainda era adolescente. Não era de sua vontade “danificar” seus dentes, mas em sua posição na tribo, como esposa do homem mais poderoso do local, ela foi obrigada a realizar o ato cultural.

Localizado em um pequeno arquipélago em Sumatra, os ideais de beleza dos habitantes de Mantawaian estão além das pinturas e ornamentos na pele. Em um documentário da National Geographic, elas permitiram a filmagem de seus rituais.

Eles acreditam que durante a aurora do tempo, a cidade é dividida entre espíritos e humanos. Os seres humanos correm o risco de ingressarem no mundo dos espíritos a qualquer momento e suas almas seriam infelizes se não estiverem satisfeitos com seus corpos.

As decorações permanentes em suas peles é um sinal de que suas almas são felizes, evitando que a morte chegue cedo demais.

Lixar os dentes para deixá-los afiados é uma prática extremamente dolorosa. Atualmente o ritual tornou-se opcional para as mulheres jovens da aldeia. A mulher de Pilongi não teve como optar, já que deveria ser exemplo para as outras mulheres.

O procedimento é realizado com um cinzel extremamente afiado, sem nenhum tipo de anestésico. “Agora que meus dentes estão fortes e posso sorrir de um modo mais bonito para meu marido ele não vai me deixar”, disse a mulher de Pilongi no documentário.

Quem passa pelo procedimento precisa ter cuidado para não furar a língua. Também é comum que dores provocadas por grande sensibilidade dentinária acompanhem as mulheres por muitos anos.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Foto: Reprodução / Brommel

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!