Inteligência artificial pode identificar câncer de pele com a mesma precisão que especialistas

de Julia Moretto 0

Um novo sistema de inteligência artificial pode detectar os sinais de câncer de pele com a mesma precisão que os médicos humanos, dizem pesquisadores.

 

O próximo passo é colocar a tecnologia em smartphones para que qualquer pessoa possa realizar um diagnóstico. Quando o sistema for refinado e se tornar portátil, ele será operado com custo mínimo, sem a necessidade de esperar por uma consulta para confirmar os sintomas.

 

Os pesquisadores da Universidade de Stanford dizem que por trás do sistema de aprendizagem profunda, há um algoritmo que permite que ele tenha acesso a um banco de dados com amostras antes não vistas. Fizemos um algoritmo de aprendizado de máquina muito poderoso que aprende a partir de dados”, diz um membro da equipe, Andre Esteva. “Em vez de escrever no código o que o computador deve procurar, você deixa o algoritmo descobrir”.

 

Para criar o sistema, os pesquisadores usaram cerca de 129.450 imagens de lesões de pele, com mais de 2.000 doenças diferentes, proporcionando um vasto banco de dados. Em seguida, a equipe usou um algoritmo desenvolvido pelo Google para detectar a diferença entre gatos e cães em imagens e adaptou-o para diferenciar as marcas na pele.

 

Eles compararam sua nova ferramenta com 21 dermatologistas qualificados que analisaram as 376 imagens de lesões de pele mais profundamente. Para todos os fins, a IA foi capaz de igualar a taxa dos profissionais. Mas a tecnologia não é projetada para substituir os médicos, os investigadores salientam que ela facilita o acesso ao diagnóstico nas duas primeiras fases de triagem, antes de obter ajuda especializada.

 

Detectar a diferença entre uma lesão mortal e benigna não é uma tarefa fácil, o que torna os esforços do sistema ainda mais impressionantes. A equipe quer deixar seu dispositivo disponível como um aplicativo, para que qualquer pessoa possa usá-lo. “Meu momento eureka foi quando percebi o quão onipresente os smartphones são“, diz Esteva.

 

Nós estamos vendo agora inúmeros programas e aplicativos criados pelo raciocínio intuitivo da inteligência artificial aparecendo em telefones e com maneiras baratas e fáceis de avaliar a nossa saúde. Como muitas outras doenças, o diagnóstico precoce de câncer de pele é crucial: se detectado precocemente, as taxas de sobrevida de 10 anos são cerca de 95%, mas isso cai para 10% a 15% se o câncer atingir seus estágios finais antes de ser tratado.

 

Esta é uma tecnologia nova e animadora que tem o potencial de aumentar o acesso à dermatologia em um momento em que há uma escassez nacional dessa especialidade e as taxas de câncer de pele continuam a subir”, disse a dermatologista Anjali Mahto, porta-voz da British Skin Foundation.

 

A pesquisa foi publicada na Nature.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência