Inseto encontrado em caverna de grande profundidade pode voar em completa escuridão

de Merelyn Cerqueira 0

Descoberta no fundo de uma caverna na Croácia, uma criatura bizarra pode ter derrubado todos os princípios já conhecidos sobre voos subterrâneos.

A nova espécie, conforme relatado pelo Mail Online, possui asas e pernas dianteiras longas, que podem atuar como “antenas”.

Isto, segundo os cientistas, sugere que ele possa voar, o que não é essencial para a maioria dos moradores desses habitats. Anteriormente, acreditava-se que apenas os morcegos fossem capazes de voar em completa escuridão.

Mais precisamente, o inseto foi encontrado em um sistema de cavernas em Lukina Jama – Trojama, na Croácia, a uma profundidade de cerca de 1.000 mil metros – considerada a 14ª caverna mais profunda do mundo.

De cor pálida, olhos reduzidos e pernas longas, os pesquisadores explicaram que o inseto é, em muitos aspectos, um “típico animal de caverna”.

Mas é a presença das grandes asas que faz do Troglocladius hajdi, um ser único. Essa combinação de características sugere que ele é capaz de voar lentamente ou pairar sob completa escuridão.

inseto-bizarro_1

Em um artigo publicado recentemente pela revista PLOS ONE, pesquisadores da Noruega, Alemanha e Croácia, explicaram que a descoberta desafia as crenças anteriores de que apenas os morcegos poderiam voar em completa escuridão. 

As criaturas cavernícolas são divididas em três categorias: troglófilos, troglóbios e troglóxenos. Enquanto os troglóxenos são acidentalmente encontrados em cavernas, já que usam como abrigos e para ficarem próximos a luz, os outros dois tipos são, especialmente, adaptados à vida subterrânea.

Os pesquisadores ainda não observaram o comportamento do animal durante o voo, mas eles disseram que suas características físicas são indicativas dessa capacidade, apesar de sua suposta classificação como troglóbio.

Para a maioria desses animais, a completa falta de asas ou a presença de formas reduzidas delas, são bem comuns.

Dessa forma, a espécie parece não se encaixar dentro de qualquer gênero descrito anteriormente. Os pesquisadores sugeriram que possa se tratar de um partenogenético, capaz de se reproduzir assexuadamente, sem a necessidade de fertilização.

Como o T. hajdi foi encontrado nas profundezas de uma caverna, em um local altamente isolado, os pesquisadores dizem que há pouca chance de que ele pudesse se comunicar com a vida do lado de fora.

Além disso, embora mais pesquisas ainda precisem ser feitas para observar o comportamento da criatura, os resultados suportam teorias de que essas cavernas possam ser o lar de uma “extrema biodiversidade subterrânea”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência