Índia acaba de estabelecer um novo recorde mundial ao lançar 104 satélites em 18 minutos

de Julia Moretto 0

A Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) conseguiu lançar 104 satélites em 18 minutos. Esse número quase triplica o recorde anterior de 37 satélites em um único dia, da agência espacial russa em 2014.

 

Enquanto viaja a 27.358 km/h, o Polar (PSLV) lançou cada satélite em um intervalo de apenas alguns segundos. Esse avanço fez com que os investidores ao redor do mundo enxergassem na ISRO a esperança de um lançamento de satélite mais rentável. A organização está se mostrando muito mais lucrativa em comparação às dos EUA ou da Europa.

 

Por exemplo, o lançamento de uma nave espacial da ISRO para Marte em 2014 custou cerca de US$ 74 milhões, enquanto a NASA orçou o mesmo lançamento em torno de US $ 671 milhões. A diferença foi de quase US $ 600 milhões. O presidente da ISRO, A.S. Kiran Kumar, observou que metade dos custos da missão de satélites foram cobertos por taxas comerciais, como as pagas pela Planet Labs.

 

Com o lançamento de satélites se tornando mais fácil e mais barato, alguns envolvidos no programa espacial estão preocupados com um aumento potencial de detritos espaciais. A maioria dos satélites só fica em operação por dois a três anos, por isso eles pedem às empresas e organizações governamentais que levem isso em consideração ao decidir quantos satélites vão enviar para o Espaço. Artigo publicado originalmente por Futurism.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência