Imagem surpreendente mostra Terra vista de Marte

de Julia Moretto 0

Nós estamos acostumados a ver diversas imagens dos planetas do Sistema Solar a partir da visão da Terra. Por isso é diferente observar o nosso próprio planeta de longe, especialmente com tanta clareza.

Esta imagem mostra a Terra e a Lua vistas de Marte, a 205 milhões de quilômetros de distância. Ela foi registrada pela NASA Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que está atualmente em órbita em torno do Planeta Vermelho. A imagem é tão detalhada que você pode distinguir continentes e nuvens.

“O avermelhado no meio da imagem da Terra é a Austrália”, disse a NASA em um comunicado. “O Sudeste Asiático aparece como a área avermelhada (devido à vegetação) perto do topo. A Antártida é a gota brilhante na parte inferior esquerda. Outras áreas brilhantes são nuvens”.

Embora a foto mostre a Terra e a Lua juntas, na verdade, trata-se de uma composição de quatro imagens tiradas em 20 de novembro de 2016 pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE)HiRISE tem a maior lente telescópica já enviada para o espaço, medindo 0,5 metro de diâmetro. Isso é suficiente para nos permitir ver a superfície de Marte com uma resolução de cerca de 0,3 metro por pixel, vendo objetos tão pequenos como pedras.

A MRO, que custou US$ 720.000.000, foi lançada em agosto de 2005 e entrou em órbita em Marte em março de 2006. Ela nos proporcionou vistas deslumbrantes e nos ajudou a encontrar água líquida no planeta vermelho.

Não é a primeira vez que ele captou uma imagem da Terra e da Lua. Em 3 de outubro de 2007, a uma distância de 142 milhões de quilômetros, o aparelho registrou outra foto do tipo.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência