Imagem corporal e o futuro podem ser a razão dos problemas emocionais e de concentração em jovens

de Merelyn Cerqueira 0

Uma pesquisa nacional (Youth Index) realizada com mais de 2.000 jovens no Reino Unido, entre 16 e 25 anos, descobriu que metade deles possuem tantos problemas emocionais que sequer conseguem se concentrar nos estudos.

Enquanto que, um em cada dez afirma não conhecer pessoas que “realmente se importam” com eles, cerca de 16% acreditam que suas vidas não melhorarão em nada. Os resultados, de modo geral, mostraram que a saúde mental dos jovens está em seu nível mais baixo desde que o índice foi encomendado pela primeira vez, de acordo com o jornal Daily Mail.

A pesquisa em questão, realizada pelo Prince’s Trust Macquearie Youth Index, entrevistou e analisou informações de um total de 2.215 jovens britânicos. De acordo com Dame Martina Milburn, CEO do Prince’s Trust, “o relatório pinta uma imagem profundamente preocupante de uma geração que sente que sua capacidade de moldar o próprio futuro está escorregando de suas mãos”.

É chocante a quantidade de jovens que se sentem desesperados sobre sua situação, e é vital que possamos apoiá-los para que desenvolvam confiança e habilidades para enfrentar o que precisam para conseguir alcançar sucesso na vida”, disse ela. Os resultados mostram que muitos sentem-se presos pelas circunstâncias, com quase um quinto dos entrevistados afirmando que não podem mudá-las mesmo se quiserem.

O relatório também destacou os fatores que poderiam contribuir para conclusões tão preocupantes. Por exemplo, 37% disse que se sente estressado em relação à escola ou ao trabalho, enquanto que 45% apresentou problemas emocionais relacionados a imagem corporal. Ainda, o cenário político e econômico também pareceu ser um fator prejudicial. Cerca de 58% dos entrevistados disseram que os recentes acontecimentos na política (como o Brexit, por exemplo) fizeram com que se sentissem ansiosos sobre o futuro, com 44% afirmando que não sabe mais no que acreditar depois de terem lido relatos conflitantes na mídia.

As perspectivas de emprego e o aumento do custo de vida também foram considerados fatores agravantes, com 37% se declarou preocupado sobre o aumento rápido e desproporcional dos preços em relação seus salários. De acordo com Louise Arseneault, do King’s College de Londres, “dada a profunda incerteza que rodeia os recentes acontecimentos políticos e o fato de que os jovens enfrentam as piores perspectivas de emprego em décadas, não é surpreendente lermos que um em cada cinco jovens entre 16 e 25 anos não sintam estar no controle de suas vidas”.

Embora seja obviamente alarmante que essas preocupações estejam afetando o emocional dos jovens, é encorajador ver que eles têm interesse em moldar ativamente seu próprio futuro”, acrescentou. Assim, na esperança de poder ajudá-los a superar qualquer desafio relacionado ao bem-estar emocional, a The Prince’s Trust lançou um projeto de saúde mental que planeja apoiar até 60.000 jovens no Reino Unido. Os objetivos incluem fornecer apoio, informar sobre o desenvolvimento da política, bem como a criar programas destinados a abordar questões que os jovens enfrentam hoje.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência