IBM divulga 5 previsões sobre a vida em 2022

de Julia Moretto 0

A gigante de tecnologia IBM, conhecida por fazer previsões ousadas sobre o futuro, acaba de anunciar sua mais recente lista destacando as cinco inovações de maior impacto em nossas vidas nos próximos cinco anos.

 

De acordo com a empresa, em apenas alguns anos, estamos prestes a ver grandes desenvolvimentos no campo da inteligência artificial (IA), telescópios, sensores inteligentes e dispositivos médicos – com benefícios que vão desde a saúde e o ambiente, até a nossa compreensão da Terra e do próprio Universo.

 

É claro que todas essas previsões são baseadas em avanços tecnológicos e de pesquisa que estão acontecendo agora e não há como saber exatamente o que pode surgir nos próximos cinco anos.

 

1 – Saúde mental

Você pode dizer muito sobre alguém com base em como essa pessoa fala – se está entediada, perturbada ou distraída. Como seres humanos, nós evoluímos para perceber essas dicas, mas os avanços tecnológicos mostram que a análise de fala está prestes a se tornar um campo muito mais interessante.

 

A IBM prevê que, em cinco anos, o que dizemos e escrevemos será usado para indicar nossa saúde mental e bem-estar físico. Por exemplo, problemas mentais e doenças como a de Parkinson podem ser detectadas mais cedo com um aplicativo para celular, graças aos cálculos de AI feitos em nuvem. Quanto mais cedo detectamos essas condições, mais eficazes são os tratamentos.

 

No ano passado, uma equipe da Universidade da Califórnia do Sul construiu um programa que foi capaz de detectar variações de padrões de fala normais e identificar sinais de depressão.

 

2 – Visão perfeita

Nossos olhos são fantásticas peças de equipamento biológico, mas de acordo com a IBM, pequenas câmeras combinadas com o processamento de IA vão nos ajudar a ver mais do que nunca em 2022. Assim como a luz visível, poderemos ver micro-ondas, ondas milimétricas e infravermelhas através de pequenos dispositivos que cabem no bolso.

 

Usando esse tipo de tecnologia, você pode ver instantaneamente se os alimentos são seguros. Isso também é um passo na direção de carros que não precisam de motoristas, especialmente importante para ver através de nevoeiros ou chuvas muito mais facilmente. Esses primeiros dispositivos já estão aparecendo, como os óculos de sol EnChroma que ajudam pessoas cegas a verem cores pela primeira vez. Atualmente, eles são caros e experimentais, mas em 2022, podem ser peças comuns.

 

3 – Todos os detalhes

Graças a imagens de satélite, é possível ter uma visão como a de um pássaro de qualquer lugar da Terra, mas o Google Earth é apenas o começo. A IBM prevê que os sistemas macroscópicos combinando “todos os dados complexos da Terra”, para que possamos analisá-la de todos os tipos de novas perspectivas.

 

Essa tecnologia não se aplicará apenas a processos naturais na Terra,mas se estenderia a todos os tipos de dispositivos, que poderiam ser estudados usando macroscópios do futuro para prever tudo, desde as tendências de mudança climática até as melhores formas de distribuir alimentos para várias comunidades em todo o mundo. De lâmpadas de controle remoto para alto-falantes “inteligentes”que podem gravar suas listas de compras, muitos dispositivos usados em casa estão ficando mais inteligentes e mais conectados.

 

4 – Melhorando sua saúde

Como a tecnologia da computação fica cada vez mais poderosa, os benefícios médicos poderiam ser enormes, explica a IBM. Novos laboratórios médicos em um chip servirão como detetives da nanotecnologia da saúde – traçando pistas invisíveis em nossos fluidos corporais e nos informando imediatamente se precisamos ver um médico”, explica IBM.

 

Em outras palavras, um laboratório completo de bioquímica na palma da sua mão. A detecção de doenças, tais como câncer ou mal de Parkinson, em seus estágios iniciais pode fazer uma grande diferença para o sucesso de tratamentos.Essa é a razão pela qual os cientistas estão trabalhando para melhorar a análise da nossas lágrimas, sangue, urina e suor.

 

Em 2022, seu rastreador de sono pode enviar dados para um sistema de IA em nuvem e, com essa informação, você poderia acessar aconselhamento detalhado sobre como melhorar sua saúde, além de alertar seu médico a qualquer sinal de alerta.

 

5 – Poluição ambiental

A IBM prevê que a mistura de hardware inteligente e IA poderá ser usada para detectar a poluição ambiental quase instantaneamente. Assim como um rastreador inteligente pode detectar os primeiros sinais de doença no corpo humano, sensores inteligentes embutidos no solo ou em equipados de drones poderiam detectar poluentes e emissões em tempo real, sem ter que coletar amostras para um laboratório.Um exemplo disso é o vazamento de metano.

 

Sensores inteligentes localizados ao longo de dutos serão capazes de detectar vazamentos de qualquer substância. Tais vazamentos poderão ser “encontrados em uma questão de minutos em vez de semanas”, explica a IBM. “Reduzir a poluição e resíduos diminui a probabilidade de eventos catastróficos”.

 

Como mencionamos acima, prever o futuro é notoriamente complicado, mas essas tecnologias já estão em desenvolvimento por equipes de pesquisa em todo o mundo, por isso é realmente apenas uma questão de tempo até chegarmos lá.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência