IA pode ajudar casais a terem bebês, afirmam pesquisadores brasileiros

de Julia Moretto 0

A inteligência artificial poderia em breve dar aos médicos uma ajuda na previsão de quais embriões resultarão em sucesso de FIV. Um sistema de IA foi “treinado” para reconhecer o que um bom embrião em uma série de imagens.

Especialistas da Universidade Estadual de São Paulo se juntaram à Boston Place Clinic em Londres para desenvolver a tecnologia em colaboração com Dr.ª Cristina Hickmann, assessora científica da British Fertility Society.

Eles acreditam que a técnica barata tenha o potencial de transformar os cuidados com os pacientes e ajudar as mulheres a conseguirem engravidar mais cedo. Desde o treinamento, a IA conseguiu reconhecer e quantificou 24 características de imagem de embriões que são invisíveis para o olho humano.

Como o tamanho do embrião, a textura da imagem e as características biológicas, como o número e a homogeneidade das células.

Durante o estudo, que utilizou embriões de gado, 48 imagens foram avaliadas três vezes por embriologistas e pelo sistema IA. Os embriologistas não conseguiram concordar com suas descobertas nas três imagens, mas a IA levou a um acordo completo. Stuart Lavery, diretor da Boston Place Clinic, disse que a tecnologia não substituiria a análise dos cromossomos em detalhes, o que é considerado um fator importante para determinar quais embriões são “normais” ou “anormais”.

Ele disse: “Olhar para os cromossomos funciona, mas é caro e é invasivo para o embrião. O que estamos procurando aqui é algo que pode ser universal”, disse o especialista. “Em vez de um humano que olha milhares de imagens, na verdade, uma peça de software olha para eles”.

“À medida que recebemos dados sobre quais embriões produzem um bebê, esses dados serão enviados de volta ao computador, e o computador aprenderá”, explicou Lavery. “Nós não pensamos que isso irá substituir o rastreio genético – pensamos que irá complementar esse tipo de triagem”.

Lavery acrescentou: “Este é um projeto inovador e emocionante, que combina a embriologia de ponta com novos avanços na modelagem de computadores, todos com o objetivo de selecionar o melhor embrião possível para dar a todos os nossos pacientes a melhor chance de ter um bebê”.

“Embora seja necessário um trabalho adicional para otimizar a técnica, esperamos que um sistema esteja disponível em breve para uso em uma configuração clínica”, finaliza.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Max Pixel

Jornal Ciência