Homeopatia trata vitiligo? Imagens relevam redução nas manchas após remédio alternativo

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores na Índia lideraram um estudo sobre medicamentos complementares para o tratamento do vitiligo, uma condição autoimune que provoca a perda de pigmento da pele.

A doença, conhecida por afetar nomes famosos como a modelo canadense Winnie Harlow e Michael Jackson, é incurável e, portanto, o interesse dos cientistas em terapias alternativas.

Os resultados do estudo mostraram que por meio da homeopatia houveram resultados positivos em pelo menos 14 pacientes testados.

homeopatia-vitiligo_1

Para o estudo, publicado no American Journal of Case Reports, os pesquisadores distribuíram 25 tratamentos diferentes, incluindo veneno de cobra, um ácido corrosivo e um composto derivado do fluido de bolhas de sarna, chamado Psorinum.

Eles verificaram então que ao menos 14 pacientes (13 mulheres e um homem) observaram uma redução no aparecimento de manchas brancas na pele depois de tomar o remédio alternativo que é amplamente conhecido como “óleo de cobra”.

homeopatia-vitiligo_2

Estes pacientes foram acompanhados por 58 meses após o tratamento, a fim de que os pesquisadores pudessem saber se tivessem usado outros medicamentos.

“Acreditamos que a homeopatia pode ser efetiva nos estágios iniciais do vitiligo”, escreveram os pesquisadores do Centro de Homeopatia Clássica em Bangalore no estudo. “Entre os 14 pacientes que receberam tratamento homeopático individualizado, os melhores resultados alcançados foram observados naqueles tratados nos estágios iniciais da doença”.

homeopatia-vitiligo_3

No entanto, os pesquisadores admitiram que novos ensaios são necessários, considerando que a homeopatia ainda causa muito ceticismo nas pessoas.

Críticos ao estudo, como a Vitiligo Support International, afirmam que não viram “nenhuma evidência” de que a homeopatia possa ajudar a reverter a perda de pigmento causada pela condição em longo prazo.

homeopatia-vitiligo_4

Remédios homeopáticos e fitoterápicos são utilizados há centenas de anos para tratar condições como estresse, insônia e alergias, por exemplo.

No entanto, cientistas têm argumentado que se tratam apenas de medicamentes altamente diluídos e com pouca presença das substâncias originais.

Outros argumentam que estes são dinamizados em álcool ou água destilada, em um processo chamado sucussão. Isso porque, os defensores do método acreditam que, quanto mais diluída uma substância, maior o seu poder de tratamento.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência