Homens mentem e dizem ter genitália maior para se sentirem aprovados socialmente, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores da Clemson University, na Carolina do Sul (EUA), descobriram que homens que apresentam maior preocupação por aprovação social tendem a exagerar sobre o tamanho do pênis.

Nos últimos anos, tem havido muitos estudos mostrando que as pessoas que admitem falar sobre a ingestão de calorias e peso corporal mentem. Esses tipos de dados podem ser verificados. 

Os estudos mostram que as respostas são afetadas pelo que é considerado socialmente desejável. Sendo esse o caso, deveríamos continuar supondo que os relatos de homens sobre o comportamento sexual são verdadeiros?”, disse o autor do estudo, Bruce King, professor de psicologia na Clemson University.

“O problema é que os pesquisadores nunca podem realmente verificar a veracidade das respostas. Embora o tamanho real do pênis não tenha sido verificado no presente estudo, é altamente improvável que muitos homens relatem com sinceridade e muitos provavelmente exageraram para alcançarem o tamanho desejável socialmente. Se esses relatos não podem ser confiáveis, por que devemos confiar que as pessoas respondem honestamente sobre outras questões relacionadas à sexualidade?”, questionou o professor.

Para o estudo foi pedido a 166 universitários do sexo masculino que completassem um teste da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (EDSMC) e relatassem o comprimento do pênis quando ereto.

A escala de Marlowe-Crow avalia se os participantes estão respondendo com a verdade ou fornecendo repostas imprecisas somente para estarem em acordo com o que consideram socialmente aceitáveis.

Os pesquisadores descobriram uma correlação positiva entre a pontuação de desejabilidade social e o comprimento do pênis. Em outras palavras, os homens mais preocupados com a aprovação social tinham uma tendência maior a mentir sobre o tamanho do órgão.

“A pessoa comum provavelmente não estaria interessada em questões acadêmicas. No entanto, dizer que o tamanho médio do pênis ereto é de 15 a 16 centímetros é, provavelmente um mito, baseado em muitos estudos sobre homens que reportaram o tamanho em análises feitas por urologistas, disse King ao site PsyPost.

A média de quatro estudos em que os pesquisadores realizaram medições reais foi de 13,6 cm. Isso provavelmente levou muitos homens a se sentirem inadequados e inseguros”.

Os resultados do estudo destacam um problema enfrentado pelos pesquisadores que usam medidas baseadas em respostas.

Agora, o professor diz que busca uma maneira de encontrar outra forma de pesquisa quando o assunto for intimidade sexual para evitar mentiras ou diminuir o padrão social que homens e mulheres insistem em propagar, mesmo sabendo que não é verdade em suas vidas.

O estudo foi publicado no periódico Journal of Sex & Marital Therapy.

Fonte: Mirror / Psy Post Foto: Reprodução / WsBuzz

Jornal Ciência