Homem que ejacula pouco tem mais dificuldades de engravidar uma mulher?

de Merelyn Cerqueira 0

Essa é uma dúvida que paira na cabeça de muitos homens. Primeiramente, o que você deve saber é que a quantidade de esperma ejaculado pode estar relacionada a diversos fatores físicos, biológicos e psicológicos.

Depois, vale lembrar que muito além da quantidade de esperma, é importante considerar a motilidade dos espermatozoides e se eles estão saudáveis, de acordo com informações do Diário de Biologia.

O volume normal de esperma varia entre 1,5 e 5 ml por ejaculação. No entanto, para saber se algo está errado com sua capacidade de procriar, é necessária uma avaliação médica.

Um especialista recomendará a realização de um exame chamado espermograma, que analisará a quantidade e motilidade de espermatozoides, proporção defeituosa e imatura e uma série de outros fatores. 

Contudo, há de se considerar que a pouca produção de esperma pode afetar a saúde sexual de um homem, bem como causar problemas para engravidar uma mulher, portanto, a necessidade de uma avalição médica. 

Há algumas causas conhecidas que influenciam no problema, incluindo alimentação insalubre, obesidade, temperatura do corpo em desequilíbrio, poluição, tabagismo, uso de anabolizantes e envelhecimento.

Dito isso, para que sua produção de espermatozoides seja saudável, lembre-se de comer alimentos naturais, realizar atividades físicas, evitar estresse, não usar roupa íntima muito apertadas e beber bastante líquidos.

Uma boa dica é combinar alimentos ricos em zinco e ácido fólico, que podem aumentar em até 74% a produção de espermatozoides.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência