Homem encontra 2,4 milhões de dólares em barras de ouro em tanque comprado no eBay

de Merelyn Cerqueira 0

Quando Nick Mead barganhava na internet pela compra de um antigo tanque militar, ele provavelmente pensou que estava fazendo um acordo decente.

No entanto, ao receber a relíquia de guerra em casa, não sabia que ela guardava um segredo milionário.

Mead, um colecionador de tanques, natural do Reino Unido, atualmente possui uma empresa que fornece tanques e veículos blindados para aulas de condução, adereços para televisão e cinema ou, em algumas ocasiões, para festas épicas. 

Ele adquiriu o tanque, um modelo que foi usado pelo exército iraquiano, pela troca por um canhão autopropulsor Abbot, um caminhão utilizado pelo Exército britânico, no valor de cerca de 37 mil dólares.

Já em posse de seu novo tanque, Mead e seu mecânico analisavam o modelo quando encontraram munição de metralhadoras dentro dele.

Pensando que armas de fogo poderiam estar escondidas no veículo, vasculharam-no completamente. 

Como não queriam despertar suspeitas policiais, caso estivessem em posse de armas iraquianas, eles decidiram filmar toda a inspeção. No entanto, não havia armas escondidas ali. Ao invés disso, retiraram centenas de barras de ouro, cada uma pesando cerca de 12 quilos.

O tesouro encontrado, que ele prontamente entregou às autoridades, provavelmente pertencia ao Kuwait. Ele foi roubado quando as forças iraquianas saquearam o país após a invasão de 1990. 

O tanque, por sua vez, é um veículo de tamanho médio, com uma arma principal de 100 milímetros e uma metralhadora de 12,7 mm. Projetado em 1949, o modelo é considerado obsoleto, mas ainda é utilizado por exércitos de países em desenvolvimento.

Embora grande parte da imprensa tenha relatado o valor de 2,4 milhões de dólares em barras de ouro, suspeita-se que todo o tesouro provavelmente valha algo entre US$ 1,2 milhão.

 

 

Fonte:  All That is Interesting Fotos: Reprodução / All That is Interesting

Jornal Ciência