Homem com síndrome rara pede para amputar os pés por não suportar as dores

de Redação Jornal Ciência 0

Um homem de 26 anos de idade, cujos pés possuem o dobro do tamanho normal devido a uma condição rara, implorou aos médicos que o amputassem.

Jeffrey Ortega quer que o seu pé esquerdo, com cerca de 43 centímetros, seja removido, pois ele vive em constante agonia, sentindo fortes dores, além de ser incapaz de andar.

sindrome-de-Proteus_01

Ele nasceu com síndrome de Proteus, uma rara condição congênita que causa o crescimento descontrolado dos ossos e dos tecidos. A condição também afeta as mãos, os quadris e as pernas de Ortega e ele tem que usar uma cadeira de rodas para se locomover. Ele acredita que a amputação de seu pé esquerdo vai aliviar sua dor e interromper o crescimento – mas ele também planeja amputar o direito.

sindrome-de-Proteus_02

Ortega, de Deerfield Beach, na Flórida, EUA, sofre da condição desde seu nascimento, causada por uma mutação no gene AKT1, que regula o crescimento e a divisão celular. A mutação faz com que algumas das células do corpo cresçam e se dividam de forma anormal. Aos 11 anos, Ortega parou de usar sapatos normais. “Eu sofria muito na escola, as crianças cuspiam em mim e diziam que eu usava os sapatos do meu pai. Eu também caía muito e acabava sendo puxado para fora da escola, pois o diretor não queria correr nenhum risco comigo. Foi desesperador para minha família”, relatou.

Após 11 tentativas fracassadas de tratar seu pé esquerdo (o mais problemático) com algumas cirurgias, Ortega decidiu que a amputação é a melhor opção. “Há 5 anos, perguntei aos médicos se uma amputação seria possível. Eu estava pronto para a cirurgia, mas depois conheci outra pessoa que teve seu pé amputado, e me assustou vê-lo andando de joelhos. Eu estava com medo, mas no ano passado eu decidi pedir isso aos médicos novamente”, contou ele.

sindrome-de-Proteus_03

Os médicos concordaram em realizar a amputação se Ortega pagar pelo procedimento. “A operação custa cerca de $ 40.000 (cerca de R$ 143 mil reais), incluindo a cirurgia, próteses, e acompanhamento de fisioterapia para me ensinar a andar de novo. Eu comecei uma página de arrecadação online, mas ainda não alcancei meu objetivo. A amputação iria melhorar a minha vida. Isso me ajudaria a voltar a andar e eu não vou ter que usar uma cadeira de rodas nunca mais”, concluiu.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência