“Homem-árvore” de Bangladesh está curado da condição que deformava suas mãos

de Julia Moretto 0

Abul Bajandar, de Bangladesh, foi apelidado de “homem-árvore” devido às verrugas de seu corpo. Ele passou por 16 operações para remover as marcas de suas mãos e pés desde que a condição apareceu – há cerca de um ano.

O ex-motorista de 27 anos de idade é uma das quatro pessoas no mundo que foram diagnosticadas com Epidermodysplasia Verruciformis, uma condição genética extremamente rara apelidada de “doença do homem-árvore”.

homem-arvore-curado-de-suas-verrugas

A cura de Bajandar foi um marco notável na história da Ciência Médica”, disse Samanta Lal Sen, coordenadora de cirurgia plástica no Dhaka Medical College Hospital. “Ele foi operado pelo menos 16 vezes para remover as verrugas. Agora as mãos e os pés estão quase bons. Ele será dispensado nos próximos 30 dias”.

homem-arvore-curado-de-suas-verrugas_1

Bajandar inicialmente pensou que as verrugas fossem inofensivas, mas com o tempo elas cobriram as mãos e os pés, forçando-o a parar de trabalhar. Sen acredita que Bajandar pode se tornar a primeira pessoa a ser curada da doença, considerando que as verrugas não cresçam novamente.

homem-arvore-curado-de-suas-verrugas_3

homem-arvore-curado-de-suas-verrugas_6

Bajandar disse que a dor de sua condição era insuportável. “Nunca pensei que conseguiria segurar minha filha com as mãos”, contou. “Agora me sinto muito melhor, posso segurar minha filha no colo e brincar com ela. Mal posso esperar para voltar para casa”.

Bajandar, que vem de uma aldeia pobre no distrito costeiro do sul de Khulna, tornou-se uma celebridade depois que sua condição foi amplamente coberta pela mídia local e internacional. Ele conheceu sua esposa, Halima Khatun, antes de contrair a doença, e eles se casaram contra os desejos de seus pais.

Agora ele planeja montar um pequeno negócio usando as doações recebidas de todo o mundo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência