Há uma explicação simples para a aparência bizarra deste globo ocular

de Merelyn Cerqueira 0

globo-ocular_01

Você provavelmente nunca viu um globo ocular como este antes. Ele mostra um crescimento bizarro envolvendo a pupila de uma paciente chinesa de 37 anos, que relatou ao médico sintomas de coceira e lacrimejamento.

 

O problema, eventualmente, foi associado a uma reação alérgica. Após examinar os olhos da paciente, os médicos do Centro Oftálmico de Guangzhou, na China, ficaram surpresos com o crescimento. No entanto, descobriram que não era algo com que ela devesse se preocupar demais, uma vez que era apenas uma forma diferente de uma condição comum. Considerada benigna, ela não requer tratamento e sequer afeta a visão.

 

De acordo com eles o problema era “uma variante normal” de uma condição conhecida como “colarinho da íris”, que afetou ambos os olhos da paciente. Eu já examinei mais de 50 mil olhos durante toda minha carreira e eu nunca vi um caso tão pronunciado de íris saliente”, disse o especialista em cirurgia de olho, Dr. David Allamby. “Eu estimaria que isso está presente em apenas um em cada 100 mil casos”.

Conforme explicaram os médicos em um relato sobre o caso, “o colar de íris é um marco que separa a zona pupilar central da zona ciliar periférica. É tipicamente plano, mas pode ser proeminente, como visto nesta paciente”. Em outras palavras, o colarinho é a parte mais espessa da íris, que separa a parte interna da pupila do resto do olho. Também ocorre onde os músculos do esfíncter e dilatador do olho se sobrepõem, servindo para controlar o tamanho da pupila em reação à luz e outros estímulos.

 

As pessoas que as possuem, normalmente já as têm desde o nascimento. No entanto, a Ciência ainda não sabe dizer por que ocorre. A mulher do caso foi considerada com visão normal e logo foi tranquilizada sobre a condição e mandada para casa.

 

O relato do caso foi descrito pelos médicos no New EnglandJournal of Medicine.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]